Gaudium news > Livro sobre ornamentos litúrgicos da Catedral de Lima é apresentado no Peru

Livro sobre ornamentos litúrgicos da Catedral de Lima é apresentado no Peru

Lima – Peru (Terça-feira, 17-11-2015, Gaudium Press) No dia 11 de novembro foi apresentado na capital peruana o livro “Seda e ouro para a glória de Deus” da historiadora Patricia Victorio Cánovas. Participou do evento o Cardeal Juan Luis Cipriani que destacou o trabalho empreendido por resgatar os ornamentos litúrgicos que possui a Basílica Catedral de Lima.

Livro sobre ornamentos litúrgicos da Catedral de Lima é apresentado no Peru.png

“É motivo de especial alegria tudo o que significa recuperar a vida cultural e artística do que é patrimônio religioso da Arquidiocese. No livro se ressalta a beleza da correção de ornamentos de nossa Igreja Catedral integrada por vestes que destacam por sua graça, delicadeza e esplendor”, expressou o Arcebispo Primaz do Peru.

“A doutora Patricia Victorio examina os ornamentos litúrgicos a partir da perspectiva técnica e histórico artística e por isso se trata de verdadeiras obras de arte a serviço da Fé. Trata-se de uma obra pouco conhecida e pouco estudada por isso tem uma especial importância porque é uma contribuição a colocar em valor e divulgar este aspecto da arte sacra peruana”, acrescentou.

Em outro momento, o Cardeal Cipriani agradeceu a Dom Raúl Chau, Bispo Auxiliar de Lima e Presidente da Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal Peruana pelo esforço empreendido no acompanhamento ao trabalho científico da doutora Patricia Victorio. Também agradeceu a todas as pessoas que contribuíram no projeto editorial.

“A mim me comove quando vejo estas obras da Fé que havia por trás destas religiosas, artistas, que passavam horas rezando enquanto cada fio ia formando todos esses adornos. Não é uma perda de tempo. O trabalho daqueles artistas iam sensibilizando o espírito de muitas almas e famílias e isso é o que tem Lima e o Peru como um tesouro e que pouco a pouco com esforço vamos colocando em valor”, assinalou.

Por sua vez, a Doutora Martha Barriga Tello, Coordenadora do Doutorado de História da Arte da Universidade Maior de São Marcos e assessora da tese de Patricia Victorio, recordou que o livro tem um valor histórico muito importante para a Igreja Católica e para o Peru.

Finalmente, Patricia Victorio fez uma resenha do conteúdo e histórico do livro “Seda e ouro para a glória de Deus” destacando os ornamentos litúrgicos que se conservam no Museu da Basílica Catedral de Lima.

Participaram do evento o Cardeal Juan Luis Cipriani, Dom Raúl Chau, Bispo Auxiliar de Lima e Presidente da Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal Peruana, Dom Adriano Tomasi OFM., Bispo Auxiliar de Lima; Dom Octavio Casaverde, membro do Capítulo Metropolitano da Basílica Catedral de Lima, o Dr. Wilder Ruíz, Administrador da Municipalidade de Lima em apresentação do prefeito Luis Castañeda Lossio; acadêmicos, preservadores culturais e historiadores. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas