Gaudium news > As três crianças mártires de Tlaxcala: são mártires de toda a América Latina

As três crianças mártires de Tlaxcala: são mártires de toda a América Latina

Tlaxcala – México (Terça-feira, 17/11/2015, Gaudium Press) – Dom Christophe Pierre, Núncio Apostólico no México, presidiu no último sábado, 14/11, uma solene e comovida celebração eucarística pelo encerramento do Ano Jubilar pelo V Centenário de Nascimento das Crianças Bem-aventuradas Mártires de Tlaxcala: Cristobal, Antonio e Juan.

Cerca de 40 bispos concelebraram com o Núncio.

O Bispo de Tlaxcala, Dom Francisco Moreno Barron, fez uma saudação no início da Missa onde destacou que o evento tornou-se uma das maiores e mais importantes festas religiosas do país. A cada ano o número de fiéis que participam das comemorações aumenta.

Para Dom Francisco Moreno, “As crianças Mártires de Tlaxcala são mártires de toda a América Latina, porque foram os primeiros a testemunhar a fé”.

Protomártires

Antes da celebração eucarística foi recordada a história das Crianças Mártires e as etapas do processo de beatificação que foi concluído por São João Paulo II em 6 de maio de 1990, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, quando de sua segunda visita pastoral ao México.

As crianças bem-aventuradas colocam-se entre os primeiros nativos da etnia americana convertidos à fé católica. Eles são os protomártires da América, os primeiros que neste Continente derramaram seu sangue por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os Mártires

Cristobal nasceu muito provavelmente no ano de 1514, Antônio e Juan nasceram por volta de 1516. Foi por esse motivo que o Bispo de Tlaxcala decretou que em 2015 se celebrasse o V centenário do nascimento deles.

Estiveram entre os primeiros nativos que foram evangelizados pelos missionários franciscanos e dominicanos, logo após a conquista.

Eles foram cruelmente assassinados por seus conterrâneos porque, em nome da fé católica, porque rejeitavam a idolatria e a poligamia.

Cristobal morreu em 1527, Antônio e Juan em 1529. Agora as orações são feitas para que eles sejam canonizados. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Fides

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas