Gaudium news > Na Festa da Padroeira, Arcebispo de Natal comenta o Ano Jubilar da Misericórdia

Na Festa da Padroeira, Arcebispo de Natal comenta o Ano Jubilar da Misericórdia

Natal – Rio Grande do Norte (Quinta-feira, 26-11-2015, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Natal recebeu neste último sábado, 21 de novembro, centenas de fiéis para a Missa Solene da Festa dedicada à Padroeira da Arquidiocese e da capital, Nossa Senhora da Apresentação.

Neste dia, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, sendo concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e mais 50 sacerdotes, além de diáconos permanentes, religiosos e seminaristas arquidiocesanos.

Logo no começo da Missa, houve a entronização da imagem, que foi conduzida ao presbitério por um grupo de noviços franciscanos, residentes na cidade pernambucana de Bom Conselho.

Em sua homilia, Dom Jaime deixou claro aos fiéis presentes na Igreja: “o senhor vem para nós, nos braços de Nossa Senhora”.

“Durante todo o dia de hoje, celebramos a festa daquela que trouxe a Boa Nova”, afirmou, quando se referiu a Nossa Senhora da Apresentação. Além disso, comentou a Encíclica Laudato Si, de autoria do Papa Francisco, sobre o cuidado com o meio ambiente, que inspirou as pregações em todo o novenário da festa em honra a Virgem da Apresentação.

Além desses assuntos, o Arcebispo de Natal mencionou a importância do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Santo Padre, e que tem início em 8 de dezembro.

Vale lembrar que em vista deste período, serão abertas Portas Santas em diversas igrejas e dioceses. Na Arquidiocese de Natal, por exemplo, serão abertas oito portas santas, sendo a primeira da Catedral Metropolitana, que será fechada no encerramento desta missa solene, e aberta somente no dia 13 de dezembro.

Prestes a encerrar a cerimônia, Dom Jaime entregou um exemplar da “Carta Pastoral do Ano Santo da Misericórdia”, e em seguida, juntamente com Dom Heitor e os padres, foram em direção à porta, situada no lado direito da porta central da Catedral, para fazer uma exortação sobre significado da “Porta Santa”.

Após um momento de oração, o arcebispo ministrou o fechamento da porta simbolicamente, que agora, só será reaberta em 13 de dezembro, durante uma celebração especial marcada para às 11h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas