Gaudium news > Salesianos na primeira linha diante da batalha contra a fome

Salesianos na primeira linha diante da batalha contra a fome

(Segunda-feira, 30-11-2015, Gaudium Press) A fome é um dos maiores males que afeta a humanidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de 793 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem a cada dia de fome. Igualmente, segundo cifras do Programa Mundial de Alimentos e as Nações Unidas, 2 mil milhões de pessoas não contam com as vitaminas e minerais que são necessários para ter uma vida sã.

Salesianos na primeira linha diante da batalha contra a fome.jpg

Com a finalidade de atenuar esta grave problemática, que afeta principalmente as crianças e os jovens -onde a desnutrição é a responsável de 53% das mortes precoces em menores de 5 anos-, os salesianos, em seus diversos territórios de missão, vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida oferecendo ajuda alimentar através de suas escolas, centros juvenis, oratórios e centros de formação profissional.

Estes programas alimentícios estão, em geral, incluídos dentro do horário escolar para assim garantir a distribuição da ajuda para aquele que realmente a necessitam. Também contam com restaurantes gratuitos onde as crianças recebem, em grande parte dos casos, uma refeição por dia, e se apoia em refeitórios sociais, além da repartição de alimentos entre as famílias mais necessitadas.

Sobre isto faz referência o Padre Mark Hyde, presidente de ‘Salesian Mission’, citado pela Agência de Notícias Salesianas (ANS): “a refeição que as crianças recebem nas escolas salesianas também pode ser a única durante o dia. Este alimento não somente as anima a assistir as aulas, mas também lhes permite centrar-se na educação, que também necessitam, sem preocupar-se de onde chegará sua próxima refeição, devido a que nenhuma criança pode aprender com o estômago vazio”.

Além de incluir alimentação dentro dos planos de estudo, vários dos programas dos salesianos, através de seus centros de formação, desenvolvem sistemas alimentares sustentáveis e incluem a educação agrícola, onde se lhes ensina aos jovens e suas famílias cultivar alimentos que lhes permitam subsistir.

Este é o caso do “Dom Bosco” de Kep, de Camboya, onde se implementou uma granja para atender as necessidades dos jovens mais pobres da região.

Outro dos exemplos, é a instituição Austríaca ‘Jugend Eine Welt’ que promove um projeto agrícola na localidade de Moatize, em Moçambique, com o propósito de formar a mil famílias de sete comunidades rurais em projetos inovadores com tecnologia agrícola, assim como em criação de gado.

Assim como o complexo agrícola e educativo “Dom Bosco” em Sulcorna, na Índia, que se converteu na primeira instituição agrícola da região. Ali se exploram por volta de 110 hectares de terra fértil no exercício dos estudantes, onde também se avança em agricultura biológica.

Este é um dos principais trabalhos que ao redor do mundo realizam as Missões Salesianas, que tem como fim principal trabalhar para que as crianças e os jovens tenham um futuro melhor, e contribuam também para o desenvolvimento de suas comunidades. “Conscientizamos a sociedade sobre os problemas que afetam aos mais débeis para mobilizar recursos e financiar os programas que levamos a cabo em mais de 130 países, dando assim resposta às necessidades de educação, infância, trabalho, alimentação, água, saúde e emergências”, descrevem a partir do website das Missões Salesianas. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas