Gaudium news > Catedral metropolitana de Vitória recebe celebração do jubileu de prata da ordenação episcopal de dom Geraldo Lyrio Rocha

Catedral metropolitana de Vitória recebe celebração do jubileu de prata da ordenação episcopal de dom Geraldo Lyrio Rocha

São Paulo (Segunda, 24-08-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Mariana (Minas Gerais) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, celebrou na noite da última sexta-feira seus 25 anos de ordenação episcopal, na catedral metropolitana de Vitória (Espírito Santo), mesma cidade em que pastoreou como bispo pela primeira vez, logo após a ordenação, em 1984.

A participação de dom Geraldo na celebração foi provocada pelo convite feito por dom Luiz Mancilha Vilela, presente na catedral também para celebar seu jubileu de prata episcopal. Sob permissão concedida por dom Luiz, o arcebispo de Mariana usou o báculo durante a cerimônia. Dom Mário Marquez, bispo auxiliar de Vitória, dom Silvestre Scandian, arcebispo emérito de Vitória, e dom Jesus Moraza Ruiz de Azúa, bispo-prelado de Lábrea, no Amazona,s e outros sacerdotes e diáconos participaram da celebração.

Em sua homilia, dom Luiz afirmou que Dom geraldo vem sendo, nesses 25 anos, ‘o pregador da palavra de Deus e não apenas um homem de fé, mas aquele que caminha na esperança’. Em seguida, a palavra foi passada
ao presidente da CNBB.

Em meio a agradecimentos à oportunidade e à presença dos religiosos, dom Geraldo descreveu o dia e a maneira como tomou conhecimento de que seria bispo. Ainda se preparava para concluir a tese de doutorado em filosofia em Roma, quando foi chamado para conversar com dom Lucas Moreira Neves – na época secretário da Congregação dos Bispos. Dom Geraldo esperava uma conversa corriqueira, mas logo foi informado de que teria de interromper a tese porque ‘o Santo Padre quer seu retorno ao Brasil’ e, em seguida, lhe foi questionado se queria ser bispo – mais precisamente um dos auxiliares de Vitória, por conta do pedido feito pelo então arcebispo João Batista da Mota e do então arcebispo auxiliar dom Silvestre, presente na celebração da última sexta-feira.

“Sempre senti a mão de Deus conduzindo minha vida”, afirmou o prelado antes de narrar sua trajetória religiosa. Dom Geraldo foi o primeiro bispo de Colatina (ES), o primeiro arcebispo de Vitória da Conquista (BA), arcebispo de Mariana e presidente da CNBB – eleito em 2007, no mesmo ano em que assumiu a arquidiocese de Mariana.

Biografia

Dom Geraldo Lyrio Rocha nasceu no dia 14 de março de 1942, em Fundão (ES). Foi ordenado bispo em 31 de maio de 1984, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte (MG) e, depois, Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália).Se tornou mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, e se especializou em Liturgia pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo, também em Roma.

Antes de se tornar bispo, foi diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha; diretor do Instituto de Pastoral da arquidiocese de Vitória; coordenador de Pastoral da arquidiocese de Vitória; professor de Liturgia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Vitória; e professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas