Gaudium news > Episcopado colombiano lança website especial para viver o Advento

Episcopado colombiano lança website especial para viver o Advento

Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 01-12-2015, Gaudium Press) Com a finalidade de animar e acompanhar aos fiéis na época de preparação para o nascimento do Menino Jesus, a Conferência Episcopal da Colômbia apresentou um website com recursos que ajudarão a viver o Advento.

Episcopado colombiano lança website especial para viver o Advento.jpg

“O tempo do Advento possui uma dupla índole: é o tempo de preparação para o Natal, solenidade que comemora o primeiro advento ou vinda do Filho de Deus entre os homens, e é ao mesmo tempo aquele que, devido a esta mesma comemoração ou recordação, faz que os espíritos dirijam sua atenção a esperar o segundo advento de Cristo como um tempo de expectação piedosa e alegre”, se destaca a partir do site especial.

O espaço virtual, ao qual se acessa ingressando http://comunicacionespec.wix.com/adviento-2015, conta com três seções: esperando, canto e leituras. Cada uma delas oferece uma série de recursos multimídia, reflexões e orações, e diversidade de materiais que podem ser baixados de maneira gratuita e utilizar nas preparações ao Natal em família e as comunidades paroquiais.

Na seção “Esperando”, se apresenta uma completa explicação do Tempo Litúrgico do Advento: O que é, qual é seu sentido, em que datas do ano se desenvolve, quais são suas características especiais para sua celebração, etc. Também se explica o sinal da Coroa do Advento, que se acende durante os quatro domingos anteriores ao Natal, assim como seu significado e a origem de sua tradição.

Na seção de “Cantos” se incluem letras e vídeos de várias canções do Advento, que diferente das do Natal, falam do significado da espera do Messias e do caminho até Deus. Também é possível baixar um cancioneiro para imprimir e utilizar nas celebrações anteriores ao Natal.

A seção de “Leituras” oferece vários textos que falam sobre a “Esperança cumprida”, sobre a bênção da Coroa do Advento, o Presépio e a Árvore de Natal; um documento para realizar o Retiro de Advento, assim como um subsídio vocacional para este tempo litúrgico elaborado pela Equipe Nacional de Pastoral Vocacional. Também estão incluídas cada uma das leituras de cada um dos Domingos do Advento que se proclamam nas celebrações Eucarísticas.

Além disso, dentro desta seção, estão incluídos vários documentos sobre a celebração do Advento para o Ano Santo da Misericórdia, que se iniciará no próximo dia 08 de dezembro, assim como dos rituais de abertura da Porta da Misericórdia nas Catedrais e nas paróquias. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas