Gaudium news > Cardeal Cipriani: “A verdade se defende sempre apesar dos ataques ideológicos”

Cardeal Cipriani: “A verdade se defende sempre apesar dos ataques ideológicos”

Lima – Peru (Terça-feira, 01-12-2015, Gaudium Press) Em seu mais recente programa Diálogo de Fé, o Cardeal Primaz do Peru, Dom Juan Luis Cipriani Thorne, falou sobre o valor da verdade, baseando-se no ditame evangélico “A Verdade os fará livres”.

“A verdade de Jesus Cristo não tem temor, vem anunciar sempre a paz, a serenidade, a justiça e não se sente encurralada nem assustada diante dos ataques ideológicos ou religiosos. Todos queremos ser livres, mas quase ninguém quer defender a verdade. Cada um tem ‘sua verdade’: do político, do teólogo, do ateu. Mil verdades. Mil liberdades”, referiu.

“Eu não negocio com a liberdade se é que tenho que escravizar a verdade. O que pode limitar essa verdade ou influir para que mintas? Uma série de situações pessoais como o afã do poder. Hoje a gente quer chegar ao poder”, refletiu o purpurado.

O Cardeal Cipriani fez aplicações práticas da anterior doutrina ao debate na vida pública.

“Estão questionando valores últimos. Que candidato defende a vida do aborto? Que candidato irá defender o matrimônio como uma instituição fundamental? Que candidato vai ajudar a mulher em sua tarefa de ser mãe? Que candidato vai apoiar a família e a educação das crianças? São temas que estão sendo discutidos como se fossem meramente políticos de um grupo contra outro, mas não”, assinalou.

“A vida é um valor absoluto. O matrimônio também, porque o homem e a mulher vivem essa complementariedade. A igualdade de gênero é um ataque à verdade. Nosso povo não quer o aborto, não porque seja conservador, mas porque é um povo são. Que gosta da família, seus filhos, a justiça, o poder ter menos corrupção. A tentação de mentir é muito grande. É quase a pior violência que se pode fazer ao ser humano”, continuou.

Nesse sentido recordou que em muitas ocasiões o afã do poder faz que se deixe de lado a verdade.

“A gente busca o máximo do prazer. Quando alguém vai vendo tendências que procuram atacar a verdade são as tendências que te vão fazendo menos livre. O poder te escraviza, ou a mentira; por isso temos que educar as crianças para que reconheçam o valor da verdade”, mencionou.

O bom uso da palavra nas redes sociais

O Cardeal Cipriani ressaltou como também no “continente digital” temos que respeitar a verdade através do uso eticamente correto das redes sociais.

“Nas redes como são poucos caracteres, muitos pensam que tem que sabem com que slogan e frase publicar para ter impacto, ser tendência e ser viral. Por isso buscam as palavras e frases e se pega vão multiplicar e assim ao ‘fulaninho’ colocamos um letreiro até a morte e não é verdade [o que se publicou]”, lamentou. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas