Gaudium news > Sem batismo não haveria Polônia, afirma Presidente da Conferência Episcopal Polonesa

Sem batismo não haveria Polônia, afirma Presidente da Conferência Episcopal Polonesa

Jasna Gora – Polônia (Quinta-feira, 03-12-2015, Gaudium Press) O Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Stanislaw Gadecki, destacou a natureza transcendental do Batismo desta nação à Fé cristã no ano 966, cujo aniversário 1050 se celebra no país com um Jubileu. “Polônia fez uma mudança fundamental: passou do culto às criaturas a adorar ao Criador”, explicou em uma homilia difundida por Idziemy. “Não foi uma transição de uma religião à outra. Era algo mais. Foi uma transmissão radical da idolatria à Fé”.

Sem batismo não haveria Polônia, afirma Presidente da Conferência Episcopal Polonesa.jpg

O Arcebispo indicou que o Batismo da Polônia teve como efeito a constituição mesma da identidade desta nação. “A literatura, a arquitetura, a arte sagrada, uma nova forma de gestionar o país foram elementos que mudaram por completo a nação”, destacou o prelado. “Desde esse momento pude tirar o máximo de proveito dos mais de 1700 anos de patrimônio da cultura antiga, assim como as conquistas da civilização europeia da cultura cristã dos últimos 900 anos, incluindo o legado do renascimento carolíngeo”.

Além desta apropriação cultural, o Arcebispo indicou que os poloneses passaram também a fazer seus co-criadores. Dom Gadecki destacou como os poloneses assumiram “o amor à justiça e à liberdade” e criaram um país que foi exemplo durante muitos séculos: “um país com uma tolerância extraordinária onde todas as minorias buscam refúgio e onde podem desfrutar de uma ampla discrição”. A Igreja na Polônia organizou a criação da primeira universidade e entre os crentes da Igreja polonesa se destacou um dos maiores cientistas de todos os tempos: Nicolás Copérnico. Destacados prelados e sacerdotes lideraram o surgimento cultural e industrial do país assim como sua sobrevivência ao domínio dos nazistas e do regime Comunista soviético.

O Arcebispo também recordou o testemunho de São João Paulo II, de notável influência para a história do país e de todo o mundo e afirmou que todos estes motivos são um chamado a valorizar e redescobrir os benefícios do dom do Batismo. “Você tem, como faz mil cinquenta anos, que confessar e proclamar novamente a verdade sobre Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem e o único Redentor do mundo”, concluiu o prelado. “Tem que abrir-se constantemente com confiança a Cristo e permitir-lhe que nos renove”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas