Gaudium news > Venerável Colégio Inglês em Roma comemora aos seus mártires

Venerável Colégio Inglês em Roma comemora aos seus mártires

Roma – Itália (Sexta-feira, 04-12-2015, Gaudium Press) No dia 1º de dezembro é um dia de particular importância para o Venerável Colégio Inglês em Roma, Itália. Os estudantes e formadores deste centro comemoram cada ano aos mártires da perseguição religiosa da reforma inglesa, 44 dos quais estudaram neste Seminário fora do território inglês durante a supressão das instituições católicas para depois regressar à sua pátria e dar sua vida à causa de sua fidelidade a Jesus Cristo em sua Igreja.
foto-menor.jpgDos 44 estudantes do Venerável Colégio Inglês martirizados na Inglaterra, 41 foram canonizados ou beatificados. “Eram incrivelmente fiéis à Doutrina da Igreja e ao Papado, e tinham uma Fé surpreendente nos sacramentos”, destacou à CNA o diácono Davis Howell, da Arquidiocese de Southwark. Conscientes de que sem sacramentos “a Fé morreria” na Inglaterra, os estudantes se formavam para o sacerdócio em Roma para poder levar o auxílio de Deus aos católicos perseguidos em seu país. Por este motivo, o diácono os descreveu como “maravilhosos modelos de fidelidade à Fé e aos sacramentos” e também como “maravilhosos modelos de misericórdia”.

A celebração da memória dos mártires no Venerável Colégio Inglês incluiu a leitura de uma carta escrita por São Rafael Sherwin um dia antes de seu martírio e a veneração das relíquias dos mártires. Os estudantes e formadores cantaram também um Te Deum diante do quadro dos Mártires, uma pintura que representa a Santíssima Trindade diante da qual se recitava esta mesma oração cada vez que se tenham notícia do martírio de um dos ex-alunos.

“Se qualquer notícia chegava à Roma de que um dos seus irmãos sacerdotes tinha sido sentenciado à morte na Inglaterra, a comunidade do Colégio viria a reunir-se diante da pintura”, expôs o Vice Reitor do Venerável Colégio Inglês, Padre Mark Harold. “Eles cantariam um hino de louvor a Deus, Te Deum laudamus. Por isto anualmente na tarde do dia 1º de dezembro a comunidade do Colégio se reúne diante da pintura e nós também cantamos nesta tradição”.

A celebração do Dia dos Mártires no Venerável Colégio Inglês foi instituída formalmente em 1930. “É uma recordação de nossa identidade, de nossa missão”, assegurou o Reitor, Dom Philip Whitmore. “Temos a grande tradição daqueles que nos antecederam, daqueles que intercedem por nós com suas orações e nos dão um maravilhoso exemplo de dedicação, Fé e valentia”.

A perseguição religiosa da Igreja Católica na Inglaterra se originou no desejo do Rei Henrique VIII de contrair segundas núpcias apesar de ter um casamento válido com Catarina de Aragão. Ao não obter a anulação desse matrimônio, o rei se declarou cabeça da igreja da Inglaterra. Este fato levou à posterior dissolução das instituições católicas e a perseguição daqueles que mantinham sua fidelidade à Santa Sé. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas