Gaudium news > Filipinas prepara as tradicionais “Missas do Galo” de preparação ao Natal

Filipinas prepara as tradicionais “Missas do Galo” de preparação ao Natal

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 10-12-2015, Gaudium Press) A Igreja nas Filipinas se prepara para dar início à tradição de “Simbang Gabi” ou Missas do Galo, com as quais os fiéis antecedem a festa do Natal. Um encontro familiar no templo combina o sacrifício de assistir a Missa antes de que saia o sol com o consolo espiritual e o compartilhamento de ricos alimentos tradicionais em comunidade.

view.jpg

As Missas do Galo ocorrem a partir das três da manhã e variam seu horário localmente, mas sempre são realizadas antes do amanhecer. Começam no dia 16 de dezembro e constituem uma novena de missas que termina na véspera da Solenidade, no dia 24 de dezembro. Segundo o informativo do Congresso Eucarístico Internacional de Cebú 2016, “assistir a Missa do Galo mostra a devoção e Fé ao Menino Jesus. Também é uma preparação para que a gente receba de Deus o grande dom do Natal, que é Jesus o Salvador do mundo”.

Segundo a plataforma, é comum chegar às Missas do Galo com uma intenção particular, a qual se acredita que seja concedida uma vez culminada a assistência às nove Missas. “Significativamente, a Missa do Galo fortalece o vínculo familiar entre os filipinos, já que congrega a família a estar unida na celebração do nascimento de Jesus Cristo”.

Como é tradição, as Missas do Galo se celebram frequentemente de maneira campal ou ao menos com as portas do templo abertas para significar a acolhida aos fiéis que desejam participar da preparação de Natal. Tem sua origem na permissão obtida do Papa por Frei Diego de Soria, missionário mexicano, para celebrar Missas campais pela grande afluência de fiéis nos dias prévios ao Natal. A celebração se realizava às quatro da manhã para permitir aos camponeses continuar seu trabalho cotidiano da terra. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas