Gaudium news > Cônego penitenciário de Málaga, Espanha, recorda que a Confissão cura e dá alegria

Cônego penitenciário de Málaga, Espanha, recorda que a Confissão cura e dá alegria

Málaga – Espanha (Quinta-feira, 10-12-2015, Gaudium Press) O Padre Ildefonso López, Cônego penitenciário da Catedral de Málaga, Espanha, recordou a importância do Sacramento da Penitência no início do Ano Jubilar da Misericórdia. A Confissão “não somente cura, mas alegra e sobretudo, pela minha experiência de tantos anos de sacerdote, creio que toda pessoa que se aproxime do confessionário sai totalmente distinta”, afirmou, com a experiência de 61 anos de ministério sacerdotal.

Cônego penitenciário de Málaga, Espanha, recorda que a Confissão cura e dá alegria.jpg

Para o Cônego, existem três chaves para aproveitar o tempo de graça do Ano Santo, em diálogo com Religión en Libertad: “Em primeiro lugar, reconhecer-se pecador e, a partir daí, pedir ao Senhor a graça do arrependimento”, indicou. “Sabemos que Deus é o que nos perdoa, mas através do sacerdote”. O sacramento da Confissão é “pouco valorizado” na atualidade, em meio da confusão e a crença de não necessitar a ajuda divina e o conselho dos sacerdotes.

“Eu creio que é momento para contemplar a misericórdia de Deus, meditar nela, agradecê-la e não perder de vista as palavras de Jesus: temos que ser misericordiosos como o Pai é conosco. Esse setia o segundo ponto, somos sujeitos de misericórdia”, expôs o Padre López. “E o terceiro ponto seria que temos que ser testemunhas e transmissores da misericórdia do Senhor, individual e colectivamente, como Igreja, a mãe de misericórdia, mestra e exemplo de misericórdia”.

O Cônego recomendou aos sacerdotes aplicar a experiência de ter recebido eles mesmos de maneira frequente o sacramento e não ter pressa na administração do sacramento da Penitência. “Cada pessoa tem sua problemática, sua idade e temos que dar-lhe um conselho distinto. Não serve que a todos os jovens se lhes diga o mesmo e se lhes ponha a mesma penitência. Temos que fazer um pouco de discernimento, sempre em beneficio do penitente”, concluiu. “Eu creio que o confessionário é uma grande escola para os sacerdotes”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas