Gaudium news > Igreja no México inicia os festejos guadalupanos com a celebração de São Juan Diego

Igreja no México inicia os festejos guadalupanos com a celebração de São Juan Diego

Cidade do México – México (Quinta-feira, 10-12-2015, Gaudium Press) Os mexicanos estão em comemoração com a festividade de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, que ocorreu oficialmente na última quarta-feira, 09, iniciando oficialmente os festejos guadalupanos no país latino-americano; celebrações que se estenderão durante este mês de dezembro.

Igreja no México inicia os festejos guadalupanos com a celebração de São Juan Diego 1.jpg

Os atos em honra ao “Confidente da doce Senhora de Tepeyac”, como é chamado o índio Juan Diego, começaram no dia 08 de dezembro -solenidade da Imaculada Conceição- com uma peregrinação levando a imagem do Santo, que partiu da colônia Martín Carrera, na Cidade do México.

A caminhada se desenvolveu através das colônias “para reproduzir o júbilo que São Juan Diego experimentava ao caminhar do norte de Cuautitlán até o sul de Tlatelolco para, finalmente, chegar à Antiga Paróquia de Índios que se encontra na Villa de Guadalupe”, segundo comentou o Padre Raymundo Maya, cônego da Basílica de Guadalupe, que foi citado pela SIAME (Sistema Informativo da Arquidiocese do México).

O epicentro da celebração foi nesta quarta-feira às 12h com a Solene Missa presidida pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, na Primeira Ermita – Paróquia dos Índios. “A parte principal da festa foi uma Missa presidida pelo Cardeal Norberto Rivera, diante da presença do Capítulo de Guadalupe, os Bispos auxiliares, os sacerdotes e os fiéis leigos. O tema da festa é ‘São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, Arauto do Evangelho sobre a misericórdia do Pai'”, disse o cônego da Basílica de Guadalupe.

As comemorações à São Juan Diego irão até o dia 26 de dezembro com o 484º aniversário do translado da Sagrada Tela Guadalupana à Ermita onde permaneceu até o dia 27 de abril de 1709, quando se levou ao Templo Expiatório a Cristo Rei – Antiga Basílica de Guadalupe.

Com os festejos a São Juan Diego Cuauhtlatoatzin se marca o caminho para a grande celebração a Nossa Senhora de Guadalupe que ocorrerá no próximo sábado 12 de dezembro.

Precisamente desde o dia 1º de dezembro iniciou o Dozavario em preparação a esta grande festividade mariana que neste ano de 2015 gira em torno do tema “Santa Maria de Guadalupe, Mãe de Misericórdia”, e se desenvolve com as Laudes e solenes Missas, a cada dia, na Basílica de Guadalupe.

Igreja no México inicia os festejos guadalupanos com a celebração de São Juan Diego 2.jpgAs comemorações da Guadalupana estarão marcadas com as Vésperas Solenes que serão presididas às 17h do dia 11 por Dom Enrique Glennie Graue, Reitor da Basílica de Guadalupe, evento que seguirá às 18h com a Noite Guadalupana em homenagem a Santa Maria de Guadalupe.

No sábado, 12, data da festividade mariana, haverá vários eventos a partir da meia-noite, começando com as manhãs em honra a Maria, e seguindo às 12h05 com a Missa presidida por Dom Glennie Graue. A partir dali haverá sucessivas Missas, sendo a principal a que será presidida pelo Cardeal Rivera Carrera às 12h na Basílica com a abertura da Porta Santa do Santuário Mariano, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

São Juan Diego, “o confidente da doce Senhora de Tepeyac”, como o chamava São João Paulo II, foi canonizado no dia 31 de julho de 2002 pelo Pontífice Polonês no marco da viagem apostólica que realizou a Toronto, Cidade da Guatemala e Cidade do México. Naquela ocasião, quando presidiu a Missa de Canonização na Basílica de Guadalupe, o Santo Papa expressou: “Com grande gozo peregrinei até esta Basílica de Guadalupe, coração mariano do México e da América, para proclamar a santidade de Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o índio simples e humilde que contemplou o rosto doce e sereno da Virgem de Tepeyac, tão querido pelos povos do México”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas