Gaudium news > Jovens romanos iniciarão caminho jubilar com jornada de oração

Jovens romanos iniciarão caminho jubilar com jornada de oração

Roma – Itália (Quinta-feira, 10-12-2015, Gaudium Press) Com o propósito de viver um tempo de Advento especial e de aproximar as graças do Jubileu Extraordinário da Misericórdia -que se iniciou no dia 08 de dezembro-, a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma realizará neste sábado, 12 de dezembro, uma jornada de oração em torno da palavra de Deus, que sentirá também para iniciar com os jovens o caminho jubilar. O evento ocorrerá às 16h30 na Paróquia romana de São Pio de Pietrelcina, situada na Via Apolo Stoppa.

Jovens romanos iniciarão caminho jubilar com jornada de oração 1.jpg

Sobre esta jornada fez referência o Padre Antonio Magnotta, encarregado diocesano para a Pastoral Juvenil, que foi citado pela RomaSette.it, meio de comunicação da Diocese de Roma: “este momento de oração, que temos realizado junto com a prefeitura XXVIII, tem dois objetivos: por uma parte iniciar o caminho jubilar com os jovens, da outra acolher aos grupos de adolescentes de todas as paróquias romanas que estão se preparando para o Sacramento da Confirmação. Também é uma maneira de compartilhar juntos a experiência deste percurso”.

De acordo com o sacerdote, o evento terá como eixo central a acolhida e três momentos especiais: “as boas vindas aos irmãos, a acolhida da Palavra e, finalmente, a celebração da Eucaristia”.

Além desta jornada de oração, o Serviço para a Pastoral Juvenil está organizando outra iniciativa para os adolescentes. Trata-se de um acampamento invernal em Assis, que ocorrerá entre os dias 28 a 30 de dezembro. A proposta, dirigida a grupos com poucas pessoas, prevê um itinerário que percorre a vocação de São Francisco de Assis.

Jovens romanos iniciarão caminho jubilar com jornada de oração 2.jpgEstas iniciativas respondem à preocupação do Serviço Diocesano para a Pastoral Juvenil por procurar um acompanhamento eficaz às jovens gerações. Seu desejo, como expõem o Padre Magnotta em uma mensagem que escreveu para o subsídio deste Advento, é o de acompanhar-lhes com “tenacidade e paixão”, com a convicção que “somente estando ao lado deles fará futuro”.

De acordo com o encarregado da Pastoral, o importante é iniciar e desenvolver processos com os jovens: “Sabemos que a tentação é aquela de fazer, de congregar, de ter tantos jovens, de organizar grandes manifestações, mas não queremos cair na armadilha de uma falsa atenção às novas gerações ou na ilusão que só com os fogos de artifício se cumpre a pastoral juvenil. O Papa Francisco na ‘Evangelii Gaudium’ (…) nos diz com força que mais que dominar espaços estamos chamados a suscitar processos”.

Atualmente, a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma adianta um programa de formação e acompanhamento para os adolescentes que vem se desenvolvendo a partir de um itinerário de quatro anos e que se inspira “nos dons que nos permitem dar fruto da identidade e missão de Cristo recebida no Batismo”.

O trabalho desta pastoral se desenvolve a partir de três prioridades de acompanhamento: a paróquia, a formação e os adolescentes. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas