Gaudium news > Seminário Santo Toribio de Mogrovejo de Lima, Peru, celebra seus 425 anos

Seminário Santo Toribio de Mogrovejo de Lima, Peru, celebra seus 425 anos

Lima – Peru (Sexta-feira, 11-12-2015, Gaudium Press) Considerado um dos mais antigos do continente, o Seminário Santo Toribio de Mogrovejo da Arquidiocese de Lima celebrou no dia 07 de dezembro seus 425 anos de fundação.

A comemoração contou com a presença de Dom Adriano Tomasi, OFM, e Dom Raúl Chau, Bispos Auxiliares de Lima, que representaram o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo da cidade e Primaz do Peru, que se encontra atualmente em Roma. Também estiveram presentes os sacerdotes egressos do centro formativo e os seminaristas do lugar, além do Padre Jorge López, reitor do seminário.

Seminário Santo Toribio de Mogrovejo de Lima, Peru, celebra seus 425 anos.jpg

Durante um encontro com os assistentes, Dom Chau expressou: “Estamos presentes os sacerdotes e Bispos que se formam neste glorioso seminário (…) para dar graças a Deus, porque é Ele quem faz tudo. Apesar de nossas limitações e fragilidades nos têm chamado para servi-lo a Ele e a Igreja. Graças a todos e a cada um dos que transcorreram uma etapa de nossa vida nesta casa santa”.

Depois prosseguiu: “Todas as anedotas que vivemos em nosso Seminário nos falam de uma família e é o que também nosso Arcebispo, o Cardeal Juan Luis quer que se siga fomentando: uma família de verdade”.

Precisamente o Arcebispo de Lima enviou a partir de Roma uma mensagem pelo 425º aniversário do Seminário. A missiva foi lida pelo reitor, Padre López, que disse: “O senhor Cardeal nos envia uma saudação muito especial a todos nós e nos apresenta um desafio: Manter o nível de quatro séculos de vida. Dar a dimensão em uma sociedade em mutação que exige que os sacerdotes estejamos cem por cento entregues e que sejamos sem por cento fiéis ao coração de Cristo”.

Ao concluir o encontro, o Padre López apresentou três metas importantes para o Seminário: “Primeiro, ser sacerdotes e seminaristas piedosos, muito necessário em nossa realidade; segundo, queríamos ter em nossa casa seminaristas e sacerdotes muito fraternos; e terceiro, formar sacerdotes muito apostólicos”.

Intenções pelas quais o reitor pediu oração: “Encomendamos a todos vocês queridos sacerdotes toribianos suas orações para que nós, com a ajuda de Deus, possamos alcançar estas metas”.

O Seminário limenho foi fundado no dia 07 de dezembro de 1550 por Santo Toribio de Mogrovejo, segundo Arcebispo de Lima, com o objetivo de oferecer formação aos futuros sacerdotes da então Cidade dos Reis.

Em um princípio, e de acordo com os cânones da época, se deu o nome do santo cujo nome tinha o fundador, quer dizer “Colégio Seminário de Santo Toríbio”. Com o passar do tempo, e após a canonização do segundo Arcebispo da capital peruana, recebeu o nome de “Seminário de Santo Toribio de Mogrovejo”.

Devido ao terremoto que sacudiu Lima no dia 13 de novembro de 1655 e afetou grande parte das instalações do Seminário, este teve de ser transladado para um lado do Hospital de São Bartolomeu. Mas em meados do século XX foi levado ao distrito de Pueblo Libre, sua atual localização. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas