Gaudium news > Conferência Episcopal do Paraguai lança material com liturgia das horas e missa própria de São Roque González

Conferência Episcopal do Paraguai lança material com liturgia das horas e missa própria de São Roque González

Assunção (Terça, 25-08-2009, Gaudium Press) A comissão episcopal de liturgia da Conferência Episcopal do Paraguai lançou nesta semana um material especial contendo a liturgia das horas e a própria Missa de São Roque González de Santa Cruz e seus companheiros mártires – Alfonso Rodríguez e Juan del Castillo.

O material traz também hinos criados por compositores paraguaios, ladainhas do santo e a biografia dos mártires. A distribuição será feita pela Conferência Episcopal do país e pode ser adquirida em livrarias católicas de Assunção.

Este ofício próprio de celebração a São Roque González foi aprovado recentemente pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Roma). A missa própria dos mártires do Paraguai foi aprovada pela Santa Sé em 1990.

O ofício dos Santos Mártires do Paraguai contém elementos próprios como antífonas e leituras breves e longas extraídos da homilia do Papa João Paulo II durante a canonização de São Roque González, de suas cartas e de textos evangélicos.

Liturgia das horas

Desenvolvida e aperfeiçoada ao longo dos séculos, a liturgia das horas é a oração pública da Igreja, feita para santificar o dia em oração com Jesus e para Jesus. É orada em determinadas horas da manhã e da tarde por bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e também por leigos.

Beatificação

Filho de espanhóis, Roque González de Santa Cruz nasceu em 1576, na cidade de Assunção e rapidamente disseminou a fé cristã na região que abrange Paraguai, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Ele teria sido morto junto com Alfonso Rodríguez e Juan del castillo por um grupo que era contra a evangelização que vinha sendo feita, em 1628. Todos foram beatificados pelo Papa Pio XI em 1935 e canonizados pelo Papa João Paulo II, em 1988, na capital paraguaia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas