Gaudium news > Viagem do Papa ao México: lema e logotipo

Viagem do Papa ao México: lema e logotipo

Cidade do México (Quarta-feira, 16/12/2015, Gaudium Press) – A 12ª Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco será realizada entre os 12 e 18 de fevereiro de 2016.
Desta vez, o país contemplado com a presença do Papa será o México. E será a primeira vez que o Pontífice visita este país americano.

Tanto o lema quanto o logotipo para a viagem já foram apresentados pelo episcopado mexicano pouco depois do anúncio oficial feito pelo próprio Pontífice durante a Missa celebrada no último dia 12, na Basílica Vaticana, na festividade de Nossa Senhora de Guadalupe.

O lema da visita pastoral é “Papa Francisco: Missionário da misericórdia e da paz”.
Com ele o episcopado mexicano procura sintetizar os temas mais presentes em seu ministério de Francisco: misericórdia, justiça, compromisso, paz e esperança.
E quer significar que o Papa vai ao encontro de todos, “sobretudo em meio aos mais carentes, para lhes levar o Amor de Deus e sua presença de paz neste mundo”. É o que explica o site www.papafranciscoenmexico.org.

O logo

O logo apresenta uma imagem do Papa no centro, unida pelos contornos geográficos do México e Nossa Senhora de Guadalupe, com seu manto estrelado.

No alto do logo está a Cruz da porta do Santuário. Nele pode-se ler “México 2016” e o lema da visita.

No logo predominam as cores verde e vermelha, tiradas da bandeira nacional mexicana e o amarelo, das cores do Vaticano.
Aparece também a tilma, (manto usado pelos nativos) e o tecido onde ficou originalmente estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e onde se evoca a constelação correspondente ao dia da sua aparição ao índio Juan Diego, 12 de dezembro.

Reação dos Bispos

A alegria e a gratidão dos bispos mexicanos ao Papa está expressa em um comunicado. Os bispos se dizem muito felizes pelo fato de que a viagem tenha sido confirmada no dia da festa mariana mais importante do país e durante o Ano Santo da Misericórdia.
A presença do Papa no México, escrevem os bispos, “nos confirmará na fé, na esperança e na caridade e ajudará a Igreja a continuar a Missão Permanente e encorajará fiéis e não fiéis a comprometerem-se na construção de um país justo, solidário, reconciliado e pacífico”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas