Gaudium news > Grande inauguração do Ano da Misericórdia ocorre em Santiago, no Chile

Grande inauguração do Ano da Misericórdia ocorre em Santiago, no Chile

Santiago – Chile (Quarta-feira, 16-12-2015, Gaudium Press) Em uma grandiosa cerimônia, foi realizado neste domingo, 13 de dezembro, a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago, ato com o qual a Igreja da capital deu início ao Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

view (8).jpg

A celebração começou na Igreja de Santo Domingo, local onde centenas de fiéis, famílias, movimentos apostólicos, delegações pastorais, religiosos, religiosas e sacerdotes avançaram em procissão com destino ao Templo Catedral.

O Vigário da Pastoral, Monsenhor Héctor Gallardo, enumerou cada uma das Obras Corporais e Espirituais da Misericórdia, as quais os presentes responderam com um “amém”, como um gesto concreto de querer praticar na vida tais obras diárias.

Depois do meio-dia, a procissão encabeçada pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, chegou às portas da Catedral. E na ocasião, o purpurado declarou: “Abram as portas da justiça, vamos dar graças ao Senhor. Esta é a porta do Senhor, por ela entraremos para obter a misericórdia e o perdão”. Simultaneamente e por três vezes, o pastor abriu as duas folhas da Porta Santa e todos os presentes interromperam o momento com alegres e espontâneos aplausos.

Em sua homilia, o Cardeal Ezzati explicou aos fiéis presentes que a Porta Santa não tem um valor em si mesma, uma vez que ela significa a presença de Jesus Cristo:

“A porta na qual teremos de entrar é a pessoa de Jesus, pois entrando por ela podemos encontrar o dom da vida abundante, da misericórdia, de nossa fraternidade, e assim, amadurecemos em cada um de nós os critérios do Evangelho, para fazer presente seus critérios de acolhida aos mais pobres e necessitados”, disse.

Em seguida, completou: “quão diferente seria a realidade em que vivemos, muitas vezes marcada pela injustiça, a violência, o controle de drogas, se de fato os nossos critérios fossem os critérios de Jesus. Quantos mais homens e mulheres se reconciliariam se os nossos critérios fossem os que Jesus nos oferece. Quanto desenvolvimento de valores humanos e espirituais teriam na nossa sociedade se entrássemos pela porta que é Jesus e assimilássemos os Critérios vida. Quanta paz, quanta fraternidade teria no mundo se os critérios de todos, de quem nos governa e de quem são governados fossem iluminados por Jesus”. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do departamento de imprensa da Arquidiocese de Santiago

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas