Gaudium news > Sala de Imprensa do Vaticano nega movimento por mudanças na liturgia

Sala de Imprensa do Vaticano nega movimento por mudanças na liturgia

Cidade do Vaticano (Terça, 25-08-2009, Gaudium Press) “No momento não existem propostas institucionais no que diz respeito a uma modificação dos livros litúrgicos atualmente em uso”, afirmou o padre Ciro Benedettini, vice-diretor da Sala de Imprensa. Após um artigo do vaticanista Andrea Tornielli no jornal italiano “Il Giornale” da última sexta na Itália começou a se falar sobre possíveis mudanças no campo litúrgico.

No artigo intitulado “Inédito de Bento XVI: ‘A Missa do Futuro? Eis como deve ser'”, Tornielli sugere que Bento XVI, ainda como cardeal Joseph Ratzinger, defendia a introdução de somente um rito romano (hoje são permitidos e celebrados dois: tridentino e post Vaticanum II) nas celebrações litúrgicas da Igreja. Com isso, se voltaria à unificação em um só modo de celebrar a missa, ou somente em latim, ou somente em linguagem vernacular (no idioma local).

O jornal publicou duas cartas-resposta do então cardeal Ratzinger a um estudioso da liturgia da Igreja nas quais o futuro Papa manifestava sua preferência pelos ritos antigos. Apesar disso, o periódico apresenta o material como inédito, “nunca antes publicadas”, quando na verdade o texto já é conhecido e mesmo traduzido em outras línguas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas