Gaudium news > Arcebispo de Sevilha convida fiéis a fortalecerem o sentido cristão do Natal

Arcebispo de Sevilha convida fiéis a fortalecerem o sentido cristão do Natal

Sevilha – Espanha (Sexta-feira, 18-12-2015, Gaudium Press) Um chamado a resgatar o verdadeiro sentido do Natal é o que fez o Arcebispo de Sevilha, Espanha, Dom Juan José Ajenjo, em uma carta para as vésperas do Natal que dirigiu aos fiéis de sua Diocese. O prelado se manifestou diante da secularização que levou à perda do sentido cristão da celebração do Natal do Menino Jesus.

Arcebispo de Sevilha convida fiéis a fortalecerem o sentido cristão do Natal 1.jpg“A secularização do Natal tem múltiplas manifestações. Na ambientação natalina de nossas cidades e de nossos lares se prescinde do mistério que nestes dias celebramos. Se substitui o Presépio pela árvore de Natal, os Reis Magos por um Papai Noel sem referências religiosas, e até os cartões natalinos se converteram em felicitações leigas portadoras de etéreos desejos de paz e de felicidade inconsistente, porque se esquece do verdadeiro protagonista do Natal, Jesus Cristo, Príncipe da paz e ponto de partida de nossa alegria nestes dias”, expressa o prelado.

Por esta razão, ao faltar poucos dias para a celebração do nascimento do Filho de Deus, o Arcebispo convidou aos fiéis a fortalecer o sentido cristão do Natal. “Não os peço grandes gestos. Só que sejais muitos os que trateis de viver o Natal com profundidade, autenticidade e verdade”, diz.

“O Deus que se fez menino o é todo para nós. Por isso, temos de compartilhá-lo com nossos concidadãos, pois Ele nos traz a paz, a alegria, a esperança e o sentido para nossa vida, o futuro e a esperança também para o mundo”, acrescenta.

Por isto, o prelado propõe vários gestos visíveis que permitam resgatar o sentido cristão do Natal, como o é colocar banderolas nas sacadas com a imagem do Menino Deus. “O dia de Natal do ano passado sugeri ao Conselho de Irmandades da cidade de Sevilha que encarregaram e difundiram em nossa cidade e na Arquidiocese umas banderolas para colocar em janelas e sacadas de nossos lares com o seguinte texto: ‘Jesus nasceu. Feliz Natal’. O Conselho atendeu à sugestão do Arcebispo. Minha gratidão mais sincera. É uma forma magnífica de dar testemunho do mistério que celebramos. Deus quer que sejam muitas as famílias que secundem esta campanha que poderia ter como lema ‘Anuncia o Natal desde a sua sacada'”, escreve o Arcebispo de Sevilha.

Além disso, o prelado anima a viver o Natal no lar colocando o Presépio e convidando as crianças a instalá-lo junto com seus pais, para que assim aprendam o sentido dos mistérios da encarnação, nascimento e manifestação do Senhor. Também chama a recuperar os villancicos (cânticos natalinos) dentro das reuniões familiares e os momentos de oração tendo em conta os mistérios que se celebram nestas datas, além de acudir à Missa do Galo.

“Será muito bom que nestes dias finais do Advento todos nos preparemos para acolher ao Senhor em nossos corações recebendo o sacramento da penitência, sacramento do perdão e da misericórdia de Deus”, prosseguiu.

Arcebispo de Sevilha convida fiéis a fortalecerem o sentido cristão do Natal 2.jpg

Dom Asenjo convidou também para que se vivam Natais austeros, já que -como expressou-, “a alegria autêntica não é fruto das grandes ceias nem dos presentes ostentosos”, mas que nasce “do coração, da consciência pura e da amizade com o Senhor”.

“Vivei também Natais solidários e fraternos. Prescindi inclusive de algo necessário para compartilhá-lo com os que nada têm. Procurai buscar alguns momentos nestes dias para estar com o Senhor, para visitar enfermos, anciãos ou necessitados. Neles está o Senhor, que nascerá em nossos corações e em nossas vidas se o acolhemos nos pobres”, concluiu. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas