Gaudium news > Cardeal Bertone saúda em nome do Papa os participantes da 60ª Semana Litúrgica Nacional italiana

Cardeal Bertone saúda em nome do Papa os participantes da 60ª Semana Litúrgica Nacional italiana

Cidade do Vaticano (Terça, 25-08-2009, Gaudium Press) A Semana Litúrgica Nacional na Itália, promovida pelo Centro de Ação Litúrgica celebra neste ano sua 60ª edição. O evento começou ontem em Barletta (cidade na região italiana de Puglia) e se encerra na próxima sexta-feira, 28 de agosto. Hoje, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, enviou uma carta especial em nome do Papa Bento XVI ao presidente da Ação, o bispo de Cerignola-Ascoli Satrinao, monsenhor Felice di Molfetta.

A 60ª edição da Semana, “Celebrar a misericórdia. Deixem-se reconciliar-vos com Deus”, ocorre sob a temática do sacramento da Penitência. Na carta, o cardeal Bertone afirma: “O entendimento do vosso encontro é reunir o inteiro processo penitencial da vida cristã, na qual o sacramento se insere como um momento forte, sempre em um contexto eclesial”. A carta também convida à análise da “mentalidade teológica, espiritual e pastoral” do novo rito da Penitência, formulado durante o Concílio Vaticano II, depois de 35 anos de introdução.

O secretário de Estado cita ainda uma mensagem do Santo Padre para o recente curso junto a Penitenciaria Apostólica, na qual Bento XVI pede aos pastores para que “formem corretamente a consciência dos crentes” com a catequese de não perder o “sentido do pecado”. Ao final de sua missiva, cardeal Bertone assegurou uma benção apostólica especial aos organizadores e participantes.

O Centro de Ação Litúrgica (CAL) é uma associação de estudiosos de liturgia e operadores pastorais instituída pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) para incentivar “a comunidade cristã para viver o que celebram” durante a missa. A Semana Litúrgica Nacional foi fundada em 1949 e é celebrada anualmente em diferentes cidades da Itália.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas