Gaudium news > “Caminho da Misericórdia” poderá ser realizado na Catedral Metropolitana do México

“Caminho da Misericórdia” poderá ser realizado na Catedral Metropolitana do México

Cidade do México – México (Segunda-feira, 21-12-2015, Gaudium Press) O “Caminho da Misericórdia”, assim se chama a via e itinerário de Fé que por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia se colocou em marcha no interior da Catedral Metropolitana do México. Aqueles que peregrinarem ao insigne templo capitalino, e cruzarem a Porta Santa -aberta no dia 13 de dezembro pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México- poderão viver a experiência da Misericórdia através de sete estações.

Caminho da Misericórdia 1.jpg

“Este itinerário foi preparado para ajudar-nos a fazer da visita à Catedral do México, durante o Jubileu da Misericórdia, uma experiência profunda de oração, reflexão e compromisso cristão; no entanto, também pode realizar-se em qualquer paróquia, adaptando no possível o itinerário, a pé das imagens sagradas relacionadas com cada estação, ou bem, percorrendo as primeiras sete estações da Via Sacra tradicional”, expõem em um comunicado emitido pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Caminho da Misericórdia 3.jpgPara favorecer esta experiência, a via da Misericórdia contará em cada uma de suas estações com um fragmento de um salmo, uma reflexão, uma oração e uma proposta para colocar em prática a misericórdia ou compromisso. “Cada estação pode complementar-se com um Pai-nosso, uma Ave Maria e um Glória, e um momento de meditação no lugar, ou pode reduzir-se à leitura de um fragmento do salmo e a oração, segundo as circunstâncias pessoais. O importante é viver esta passagem espiritual com alegria e recolher nele frutos de misericórdia”, menciona SIAME.

O itinerário de Fé inicia diante da Porta Santa da Misericórdia, que, além da Catedral Metropolitana do México, também foi inaugurada nas sedes litúrgicas dos oito vicariatos episcopais da Arquidiocese do México. Ao ingressar por ela, os fiéis, que estejam devidamente confessados, poderão obter a Indulgência Plenária, sempre e quando também participem da Santa Missa, recebam a comunhão e orem pelas intenções do Santo Padre. O entrar pela Porta Santa significa acolher a Misericórdia de Deus, como “os braços de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A segunda estação se realiza na Capela do Perdão, onde se encontra a imagem do Cristo do Veneno. Aqui se convida a reconhecer os pecados e pedir perdão através de um exame de consciência, com o compromisso de aproximar-se do confessionário para celebrar o Sacramento da Reconciliação.

A Capela dos anjos, onde se encontram as imagens de São Miguel Arcanjo, o Anjo da Guarda e o Anjo Custódio do México, é o cenário da terceira estação. Aqui os fiéis são chamados a perseverar no bem, a trabalhar pela cultura da vida e pela família, animando a corrigir ao que erra -uma das Obras de Misericórdia- e a colaborar na educação das crianças com o bom exemplo.

A quarta estação é na Capela dos Santos Cosme e Damião, e diante da imagem do Cristo da Saúde. O convite é para refletir sobre as bênçãos que Deus concedeu, sobretudo, a saúde e a colocar em prática as obras de misericórdia de visitar aos enfermos e orar pelos fiéis defuntos.

A Capela de São José e a imagem do Cristo do Cacau, são o lugar para a quinta estação que convoca a refletir sobre a bênção e o dom do trabalho, que dignifica ao ser humano, e a orar por aqueles que não contam com um trabalho digno, no qual se participe “da força do Deus Criador”.

Já a sexta estação se desenvolve na Capela de Nossa Senhora da Solidão e diante do retábulo da Paixão. Neste lugar se convoca aos peregrinos a meditar na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que “não poupou nada para entregar-nos salvação”, por meio de Sua morte na Cruz. Aqui se chama ao compromisso de ser amáveis com os que estão sozinhos, sustento para os que passam por dificuldades e proximidade com o próximo.

Caminho da Misericórdia 2.jpg

Finalmente, a sétima estação, se realiza já seja na Capela do Senhor do Bom Despacho, diante do Santíssimo Sacramento ou preparando a Santa Missa. Aqui se convida a pôr no centro a celebração Eucarística reconhecendo que “do costado aberto de Cristo brotaram os Sacramentos da Igreja”, e adorando “ao Pai por seu Filho no Espírito”, além do compromisso de orar pelas intenções do Papa, o Bispo e as necessidades urgentes da sociedade e do mundo.

O itinerário culmina antes de sair do templo com a oração de envio e o compromisso de levar a misericórdia de Deus como testemunho e operários. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas