Gaudium news > “Família, lar de misericórdia”: Madri pronta para a festa da Sagrada Família

“Família, lar de misericórdia”: Madri pronta para a festa da Sagrada Família

Madri – Espanha (Segunda-feira, 21-12-2015, Gaudium Press) Nos dias 26 e 27 de dezembro se celebrará mais uma vez em Madri a festa da Sagrada Família. O evento -marcado no Ano Santo convocado pelo Papa Francisco- levará por tema “Família, lar de misericórdia”. Por ocasião desta festividade, o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, dirigiu uma carta aos sacerdotes, famílias, associações e movimentos familiares, para que se somem e participem da jornada que ocorrerá na Catedral da Almudena.

Madri pronta para a festa da Sagrada Família 1.jpg

“Jesus Cristo faz partícipe a cada família cristã do dom de seu amor misericordioso que, como nos ensina o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus, ‘abre o coração à esperança de ser amados para sempre, não obstante o limite de nosso pecado’. Por tal dom, a família é o lar da misericórdia, onde se pode viver a fidelidade de um amor que perdoa sempre e cresce no meio das alegrias e dos sofrimentos”, escreve o prelado sobre o lema da comemoração.

Dom Osoro também recorda que “os pais representam, para os filhos, o rosto da misericórdia divina”, já que “deles aprendem a responder as ofensas e os limites alheios com bondade e a ternura de Deus, para ser assim construtores da paz na caridade”.

É por esta razão, como explica o Arcebispo de Madri na carta, “a Igreja quer colocar a família no coração de sua solicitude pastoral, acompanhando-a em suas esperanças, curando suas feridas e sustentando-a nas dificuldades”.

A festa da Sagrada Família terá vários atos principais. O primeiro deles será a catequese para as famílias que o prelado guiará no sábado, 26, às 20h na Catedral, que seguirá com uma peregrinação com a oração do Santo Rosário até a Cripta onde se inaugurará a jornada de 24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Prévio a este evento, os fiéis poderão ingressar pela Porta Santa, para ganhar a indulgência plenária do Ano Santo da Misericórdia.

Madri pronta para a festa da Sagrada Família 2.jpg

No dia seguinte, o domingo, 27 de dezembro, Dom Osoro estará disponível na Catedral a partir das 09h até às 19h30 para abençoar as famílias e compartilhar com elas suas inquietudes de maneira pessoal.

Neste mesmo dia o Arcebispo presidirá às 12h a Santa Missa da Sagrada Família. “A Eucaristia é o sacramento da Aliança esponsal de Cristo com a Igreja, fundamento da comunhão matrimonial e familiar”, recorda o prelado.

A celebração culminará às 19h com a oração das II Vésperas e a bênção dos noivos, para assim -como escreve Dom Osoro- “manifestar a importância da preparação ao matrimônio, a acolhida e o acompanhamento que a Igreja lhes oferece”.

“Os convoco aos sacerdotes, às famílias e a todos os movimentos e associações familiares a celebrar juntos os atos previstos. Este ano as famílias poderão fazer uma peregrinação familiar e passar pela Porta Santa e participar do Jubileu extraordinário da Misericórdia”, convida em sua carta o Arcebispo de Madri.

Durante esta festividade, também se convoca as famílias para que façam uma contribuição econômica e assim ajudar as famílias mais necessitadas, doações que se canalizarão por meio da Cáritas Diocesana. “Rogo a todas as paróquias que colaborarem com esta obra de misericórdia, cuja oferenda será apresentada na Santa Missa”, assinalou Dom Osoro. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas