Gaudium news > Arcebispo de Los Angeles fala da necessidade de que o católico influencie na vida pública

Arcebispo de Los Angeles fala da necessidade de que o católico influencie na vida pública

Baltimore – Estados Unidos (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) Escrevendo de Baltimore -onde se encontra na “reunião anual dos Bispos Católicos da nação” -Dom José H. Gómez, Arcebispo de Los Angeles, EUA- falou da necessidade de que o católico influencie na vida pública, em beneficio não somente da “causa católica”, mas de toda a sociedade.

“A democracia norte-americana depende de que as igrejas, as instituições religiosas e os fiéis crentes se envolvam todos nas discussões e debates que moldam nossa vida em comum. Para os católicos, nosso compromisso cívico sempre deve estar arraigado em nossa Fé em Jesus e nos princípios morais e os ensinamentos sociais que ele lhe confiou à sua Igreja. O ensinamento social católico é universal, não sectária; não tem como fim promover os restringidos interesses da Igreja ou as ‘causas’ católicas”, expressou o prelado, em coluna publicada na ACIPrensa.

Ao desejar que a doutrina social da Igreja vigore em toda a sociedade, o católico busca que esta se molde de maneira tal que, por exemplo, cada vida humana seja acolhida, e “onde todas as pessoas possam viver com dignidades e cumprir o propósito para o qual Deus as criou”.

Arcebispo de Los Angeles fala da necessidade de que o católico influencie na vida pública.jpgO Arcebispo constata que os católicos enfrentam hoje pressões de todo tipo para que abandonem algumas de suas crenças mais entranhadas, pressões que chegam inclusive a “desafios legais”. Por isso, é importante unir-se a todos os crentes “na defesa do direito fundamental à liberdade religiosa”, que permita “às instituições religiosas”, “organizar-se e funcionar de acordo às suas crenças”, e aos fiéis praticar integralmente seu Fé.

Apoio à lei de não discriminação pelo aborto

“Por este motivo, os Bispos dos Estados Unidos estão apoiando a Lei de não discriminação pelo aborto, que está buscando ser aprovada no Congresso dos Estados Unidos. Esta legalização defenderia as instituições católicas e também a outras, de políticas que as forçaram a cobrir abortos dentro da atenção médica que requerem os seguros de atenção à saúde”.

O prelado reafirma que “nossa sociedade necessita a influência das crenças religiosas universais, especialmente nas áreas fundamentais relativas à vida humana”.

Esta necessidade, de que os católicos influenciam na vida pública, justifica assim mesmo que, “meus irmãos Bispos da Conferência Católica da Califórnia apoiem o referendo para revogar a nova lei de suicídio assistido da Califórnia. O referendo está sendo promovido pela terceira idade contra o suicídio assistido, que é um grupo de cidadãos independente. Se obtêm qualificação positiva o referendo seria promovido na cédula eleitoral de novembro de 2016”. Os Bispos da Califórnia permitiram a coleta de assinaturas em todo o estado apoiando esse referendo.

Dom Gómez conclui seu escrito pedindo à Virgem Maria que “nos ajude a todos a serem cidadãos fiéis e a trabalhar pela justiça social e pela dignidade humana em nosso estado e em nosso país”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas