Gaudium news > Diocese com maior número de refugiados de Iraque terá Porta Santa em cada paróquia

Diocese com maior número de refugiados de Iraque terá Porta Santa em cada paróquia

Erbil – Iraque (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) O Arcebispo Caldeu de Erbil, Iraque, Dom Bashar Warda, dispôs que todas as paróquias locais tenham uma Porta Santa habilitada para ganhar a indulgência concedida por ocasião do Jubileu da Misericórdia. A medida busca que o enorme número de crentes refugiados no lugar possa ter acesso à graça jubilar sem necessidade de outra peregrinação à qual já realizaram forçadamente ao ter que abandonar seus lugares de origem.

Diocese com maior número de refugiados de Iraque terá Porta Santa em cada paróquia.jpg

Dom Warda explicou à Asia News que as famílias de refugiados “tendem a identificar-se com a Sagrada Família” que teve que fugir ao Egito em meio da perseguição do Rei Herodes, em circunstâncias “difíceis e desafiantes”. Os refugiados, muitos dos quais já não devem viver em tendas mas encontram dificuldades sérias para encontrar emprego e desenvolver-se, conservam a esperança de “ir à casa de seus povos e vilas” para “começar a reconstruir um futuro”. O trabalho que a Igreja realiza contribui a “manter esta esperança viva neles”.

A primeira das Portas Santas foi aberta no dia 13 de dezembro na Catedral de São José, mas o Arcebispo pediu aos sacerdotes replicar este ato em todos os templos, já que os refugiados se encontram em todas as paróquias locais. “Este Jubileu não somente nos exige a realizar atos de misericórdia até os outros”, explicou o prelado, “mas que nos chama ainda mais a receber a misericórdia de Deus, viver um novo nascimento e aceitar o amor de Deus em nosso caminho pessoal”.

A Arquidiocese está localizada na região iraquiana do Curdistão, lugar seguro para as comunidades cristãs aonde chegaram naturalmente os expulsos de lugares como Mosul, sob o controle dos grupos extremistas. Calcula-se que 112 mil dos 245 mil refugiados registrados em território iraquiano se alojam na cidade de Erbil, de acordo com informações das Nações Unidas divulgadas pela Catholic Culture. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas