Gaudium news > Peregrinos do Jubileu em Roma poderão fazer uma viagem sobre Loreto e a devoção à Nossa Senhora

Peregrinos do Jubileu em Roma poderão fazer uma viagem sobre Loreto e a devoção à Nossa Senhora

Roma – Itália (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) Uma exposição e uma peregrinação especial sobre Nossa Senhora de Loreto e a devoção cristã à Nossa Senhora foi inaugurada recentemente em Roma como parte das atividades do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A mostra e caminho mariano, aberto desde o dia 16 de dezembro, se encontram no complexo monumental da Igreja e Santuário de San Salvatore in Lauro, e levam por título “Via Lauretana, via da Misericórdia”.

Peregrinos do Jubileu em Roma poderão fazer uma viagem sobre Loreto e a devoção à Nossa Senhora 1.jpg

A exibição, organizada pelo Pio Sodalizio dei Piceni e a Delegação Pontifícia da Santa Casa de Loreto, é um evento conexo ao do Ano Santo da Misericórdia, como expõem através de um comunicado os promotores da mostra: “Os caminhos percorridos através dos séculos pelos peregrinos procedentes de cada parte do globo e direto da Santa Casa de Loreto, são os caminhos que fazem eco das invocações de Deus, dispensador da misericórdia através de Maria, definida ‘Mãe da Misericórdia’ nas ladainhas Lauretanas”.

A peregrinação, que está dividida em três seções, mostra algumas das importantes e preciosas obras procedentes do Museu Antigo do Tesouro de Loreto, que são úteis para documentar a tradição iconográfica ligada com o translado da casa de Maria de Nazaré a Loreto. Entre as obras se destacam as do pintor veneziano Lorenzo Loto, que ao morrer doou todos os seus bens à Santa Casa de Loreto.

Também chamam a atenção algumas pedras que foram oferecidas como ex voto que “testemunham o reconhecimento de parte dos devotos pelas intervenções de misericórdia de Deus por meio da Virgem Lauretana”, como expõem os organizadores em informação sobre a exibição. Igualmente, há uma seção dedicada a artistas vivos, que nos anos recentes se confrontaram com os conteúdos espirituais.

A peregrinação também inclui um espaço dedicado à “Via Lauretana”, o caminho que de Roma atravessa os Apeninos para chegar a Loreto. “A última seção da mostra documenta um dos caminhos utilizado há séculos pelos peregrinos, cheios da pergunta de Misericórdia: a Via Lauretana”, expõem. Nesta seção se mostram cartas geográficas e caminhos, objetivos de viagem, diários, entre outros.

Peregrinos do Jubileu em Roma poderão fazer uma viagem sobre Loreto e a devoção à Nossa Senhora 2.jpg

A exposição foi inaugurada durante um evento no qual participaram Dom Giovanni Tonucci, Arcebispo Delegado Pontifício de Loreto; o engenheiro Giovanni Bastelucci, Presidente do Pio Sodalizio dei Piceni; e Vito Punzi, curador da mostra temporária diante da Delegação Pontifícia de Loreto.

Justamente, a igreja santuário de San Salvatore in Lauro, onde permanecerá esta exposição até março de 2016, foi escolhida como templo auxiliar do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Os peregrinos que ali cheguem terão a possibilidade de confessar-se e de viver um momento de oração e Adoração Eucarística, em preparação à peregrinação até a Basílica de São Pedro, e demais Basílicas pontifícias para a passagem pela “Porta Santa da Misericórdia”.

A Santa Casa de Loreto é a mesma casa de Nazaré onde viveu a Virgem Maria e foi visitada pelo Arcanjo Gabriel na Anunciação. Uma tradição assinala que ela foi transladada pelos anjos para protegê-la, sendo levada primeiro a Tersatto, na Croácia, e posteriormente a Loreto na Itália. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas