Gaudium news > Bispo de diocese colombiana pede que governo do país e também o venezuelano usem o diálogo para resolver crise diplomática

Bispo de diocese colombiana pede que governo do país e também o venezuelano usem o diálogo para resolver crise diplomática

Cúcuta (Terça, 25-08-2009, Gaudium Press) Por meio de uma carta emitida nesta segunda-feira o bispo da diocese colombiana de Cúcuta, monsenhor Jaime Prieto Amaya, manifestou sua preocupação com os incidentes políticos que têm agravado a crise entre Venezuela e Colômbia. O prelado, no texto, diz que as mudanças políticas provocadas pelos governantes dos países ‘romperam o equilíbrio das democracias no continente’.

“Foram radicalizadas as lideranças e nossas alianças regionais se debilitam, abrindo cada vez mais brechas que podem ser difíceis de recompor no curto prazo”, diz o texto. “A tendência de arrumar as coisas e os problemas ou de pensar que sempre temos razão impede a utilização dos canais democráticos modernos”.

O bispo ainda afirma que o continente está ‘verdadeiramente’ em uma mudança de época caracterizada pela globalização econômica, política, cultural e religiosa. “Pensamos ter, muitas vezes, a verdade de nossos atos, mas às vezes essa razão não é a mais apropriada para os demais”.

O comunicado também explicita a preocupação que monsenhor Prieto Amaya diz ter principalmente com os pobres. Para ele, a verdadeira crise está na carência de oportunidades e de recursos para os mais necessitados em uma região por si só já ‘afetada pela pobreza’.

Ao final do texto, o prelado convida a sociedade a uma solução de tensões e conflitos por meio do diálogo, da oração e de decisões políticas ‘mais acertadas’. “Esperamos que a reunião de Bariloche (Argentina), nos próximos días, traga novos ventos de paz e conserto entre as nações”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas