Gaudium news > O que é uma Porta Santa?

O que é uma Porta Santa?

Redação (Segunda-feira, 28-12-2015, Gaudium Press) “Porta Santa”: a expressão, de longa tradição na Igreja, é hoje amplamente reconhecida por seu nutrido emprego neste Ano Santo da Misericórdia, onde a pedido do Papa se estabeleceu numerosas portas santas nas Catedrais e muitos Santuários de todo o orbe. Mas… o que é uma Porta Santa?

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México -diante da confusão surgida em alguns que pensam que cruzando uma Porta Santa se obtêm o perdão dos pecados- publicou um pedagógico artigo no qual explica o sentido e os benefícios do cruzar as portas santas que foram estabelecidas pelo Jubileu da Misericórdia.

Porta Santa

O que é uma Porta Santa.jpgÉ ela, “uma porta especial que se abre somente durante um Jubileu ou Ano Santo, para aqueles que atravessam seu umbral, possam obter Indulgência Plenária”.

Tendo o próprio Cristo dito de si que é porta até Deus, identifica desta maneira sua Divina Pessoa com a mediação até o Altíssimo. Neste sentido uma Porta Santa é um símbolo de Jesus e de seu exclusivo papel mediador. “Ele é o único Salvador, que sofreu, morreu e ressuscitou para ganhar-nos a Glória. E é assim que, com essa valentia que Jesus teve para cumprir a vontade do Criador, todo fiel está chamado a cruzar o umbral de uma Porta Santa, distanciar de sua existência o pecado e entrar na nova vida, uma vida de graça, uma vida em comunhão com o Reino de Deus”.

É claro que não basta cruzar uma Porta Santa para obter o perdão dos pecados, mas continua sendo necessária a absolvição sacramental diante de um sacerdote autorizado. Entretanto, já se disse que o cruzar a Porta Santa é ocasião para receber a indulgência plenária. O que é uma indulgência plenária?

“Temos que recordar que quando alguém peca e se arrepende e se confessa, recebe o perdão de seu pecado, mas fica uma culpa que deve expiar, seja nesta vida ou, depois de morrer, no Purgatório. A Indulgência Plenária outorga o perdão dessa culpa. Se pode aplicar por um defunto, para ajudar-lhe a sair do Purgatório, ou por si mesmo, não por outra pessoa viva. Se alguém que acaba de obter a Indulgência Plenária morrer, sua alma irá ao Céu sem passar pelo Purgatório”.

Para obter o apreciado tesouro de uma indulgência plenária, é preciso, além de cruzar uma Porta Santa, “estar em estado de graça, quer dizer, ter se confessado e ter propósito de emenda e de evitar o pecado; comungar e orar pelas intenções do Papa”.

Como já foi dito, as portas das Catedrais do mundo inteiro são Portas Santas neste Ano da Misericórdia. Além disso, os Bispos tem a faculdade de indicar outros lugares de oração destacados em suas Dioceses para que, constituídas ali também Portas Santas, se possa obter a indulgência plenária.

Aproveitemos pois esta ocasião de graça para crescer na fé, a piedade e a devoção, tendo em vista a Misericórdia infinita do Criador, que por amor aos miseráveis não duvidou em oferecer como vítima propiciatória ao seu Divino Filho, Deus também, e misericordioso em essência.

Gaudium Press / S.C.

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas