Gaudium news > “A família cristã assume com todas as consequências a presença de Deus”, diz Dom Osoro

“A família cristã assume com todas as consequências a presença de Deus”, diz Dom Osoro

Madri – Espanha (Terça-feira, 29-12-2015, Gaudium Press) Um convite para contemplar a Sagrada Família de Nazaré foi o que fez Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, no último domingo, 27, durante a Santa missa que presidiu ao meio-dia na Catedral de la Almudena. O prelado celebrou pelo segundo ano consecutivo a Jornada da Sagrada Família que mais uma vez teve lugar no templo capitalino com a participação das famílias madrilenhas que desde cedo acudiram ao lugar para receber a bênção de seu pastor. “Família lar da misericórdia” foi o lema do evento.

A família cristã assume com todas as consequências a presença de Deus, diz Dom Osoro 1.jpg

Durante a homilia o Arcebispo convidou aos presentes a gravar em seu coração três aspectos que são essenciais quando se contempla a Sagrada Família: O primeiro, como assinalou citando as leituras proclamadas, “nos acaba de dizer o livro do Eclesiástico: para vir a esta existência necessitamos necessariamente de duas ladeiras: pai e mãe”.

“Sem essas ladeiras, por muitos inventos que façamos os homens, não viríamos à existência. Por isso tem sido maravilhoso ver como as famílias se iniciam precisamente com o pai e a mãe, com os esposos, que o dão tudo gratuitamente, se dão gratuitamente, como se dá Deus aos homens (…) Como não honrar aos pais, como não respeitar ao pai e a mãe. Esse respeito traz a alegria aos filhos (…) O que valoriza estas ladeiras, acumula grandes tesouros e grandes riquezas”, acrescentou.

Como segundo aspecto, Dom Osoro convidou as famílias a viver a santidade e a ser misericordiosas: “fazei um cântico à família, mas que seja um cântico com vossa própria vida (…) Sois escolhidos por Deus, tens a santidade mesma de Deus e vestis da misericórdia que Deus os presenteou (…) ‘A família, lar de misericórdia’, diz o slogan deste ano (…) Se o Senhor nos perdoou, fazei vós o mesmo, e isto começa na família cristã na qual se introduz a presença de Deus e se respeita a presença de Deus; o amor mesmo de Deus se manifesta, se presenteia”.

A família cristã assume com todas as consequências a presença de Deus, diz Dom Osoro 2.jpgE em terceiro lugar, lhes exortou a ser famílias missionárias: “fazei-vos famílias missionárias (…) que se convertem em templo vivo de um Deus que quer comunicar-se, que não quer encerrar-se em sim mesmo. Famílias missionárias nas quais Jesus nos descreve onde está a chave (…) Convertei vossos lares nessa casa da qual Jesus fala, nessa casa na qual Jesus viveu com Maria e com José, convertei-a (…) Oferecei-vos como famílias missionárias, subi à festa, e a festa é deixar entrar ao Senhor em vossa vida, uma missão que os entrega a Jesus a todas as famílias, uma missão que hoje os entrega dizendo-os também Jesus: mas não sabias que eu, e vós que que sois meu corppo, tendes que estar na Casa do meu Pai?”.

Em outro momento apelou para que na Arquidiocese de Madri a família tenha o protagonismo, aquele que “é sanador da existência e da convivência humana”, porque “a família cristã assume com todas as consequências a presença de Deus no seio dela, e entrega o abraço de Deus aos que vivem e aos que se aproximam a essa família. Entregam em definitivo a misericórdia”.

Finalmente, lhes chamou a ser “essa família sagrada que oferece misericórdia”, a partir de “uma atmosfera de amor, de perdão, de entrega, de alegria, de compaixão com os que mais necessitam”.

A Jornada da Sagrada Família, que culminou no último domingo, começou desde o sábado, 26, com a entrada da Porta Santa da Catedral de la Almudena e a catequese para as famílias que ofereceu Dom Osoro a partir das 19h45.

Este dia também ocorreu uma peregrinação à Cripta da Almudena e a oração do Santo Rosário e se deu início às 24 horas de Adoração com o Santíssimo Sacramento, para pedir de maneira especial pelas famílias.

A jornada continuou no domingo a partir das 09h com a bênção de cada família por parte do Arcebispo de Madri, a celebração Eucarística das 12h, a bênção geral das famílias, e as Vésperas com bênção dos noivos. O evento foi encerrado com um recital que ofereceu o Coro da JMJ. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas