Gaudium news > Após 44 anos de trabalho com leprosos, Índia nega visto à religiosa católica

Após 44 anos de trabalho com leprosos, Índia nega visto à religiosa católica

Mumbai – Índia (Terça-feira, 05-01-2016, Gaudium Press) Autoridades da Índia negaram a renovação do visto da Irmã Bertilla Capra, religiosa das Missionárias da Imaculada, feito que chamou a atenção pelo prolongado apostolado da Irmã Capra, que leva 44 anos servindo aos leprosos desse país. A religiosa, que dirige o Centro Dermatológico de Vimala deverá tramitar outra categoria do visto ou não poderá continuar com seu serviço.

Segundo informou a agência AsiaNews, as religiosas que trabalham no Centro receberam com consternação uma carta na qual se solicita à Irmã Capra deixar o país. Apesar de que as autoridades afirmam que não se trata de uma deportação ou expulsão, as novas regras migratórias da Índia não são claras e de acordo com fontes locais, o escritório para estrangeiros “não é útil” para remediar os casos particulares.

Após 44 anos de trabalho com leprosos, Índia nega visto à religiosa católica.jpg

“Até 2010, seu visto era renovado a cada cinco anos, e depois anualmente”, descreveu à AsiaNews a Irmã Tessie. “Desta vez, em novembro, seu pedido de renovação foi negado. Ela pediu ao menos um visto temporal de três meses para encontrar uma solução, mas este foi negado”. Esta situação conduziu ao inesperado pedido de que a religiosa deixe o país depois de décadas de trabalho caritativo.

A Irmã Bertilla Capra, nascida em Bérgamo, Itália, tem 77 anos de idade e vive na Índia desde 1970. Por várias décadas focou seu serviço aos pacientes com lepra, não somente na dimensão material de sua cura, mas em sua atenção pastoral e na superação da discriminação das pessoas que padecem desta enfermidade. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas