Gaudium news > Bento XVI ressalta importância do meio ambiente em audiência geral de final de verão

Bento XVI ressalta importância do meio ambiente em audiência geral de final de verão

Castel Gandolfo (Quarta, 26-08-2009, Gaudium Press) “Enquanto se volta às atividades cotidianas, como não agradecer a Deus pelo dom precioso da criação, do qual é possível gozar, e não somente durante o período de férias!” Hoje pela manhã foi realizada a última audiência geral e Bento XVI no período de férias de verão na Itália e na Europa. Por conta disso, o Papa optou focar a catequese de seu discurso na importância da proteção e do respeito ao meio ambiente, cujas discussões, segundo o pontífice, estão fazendo suscitar uma nova “sensibilidade” sobre a questão.

“A terra é o dom precioso do Criador, o qual nela designou ordenamentos intrínsecos, dando-nos assim os sinais de orientação aos quais devemos nos ater como administradores da sua criação. E é exatamente a partir desta consciência que a Igreja considera as questões ligadas ao ambiente e à sua proteção intimamente conectadas com o tema do desenvolvimento humano integral”, declarou Bento XVI, lembrando que a temática esteve presente também em sua mais recente encíclica.

“A tais questões me referi diversas vezes na minha última encíclica “Caritas in Veritate”, chamando para a ‘urgente necessidade moral de uma solidariedade renovada’ não somente nas relações entre os países, mas também entre os próprios homens, uma vez que o ambiente natural foi dado por Deus a todos, e o seu uso comporta uma responsabilidade pessoal nossa com relação a toda a humanidade, em particular aos pobres e as gerações futuras”.

Bento XVI alertou para o mau uso dos recursos naturais e disse ser “indispensável” repensar o atual modelo de desenvolvimento global, de forma que as próximas gerações consigam ainda herdar uma terra onde possam “habitar dignamente e cultivar”.

Ao término da audiência geral, Bento XVI recitou a oração do Pai Nosso em latim, saudou os fiéis presentes em suas línguas de origem e concedeu a benção final. O Papa também voltou à janela do pátio interno do Palácio de Castel Gandolfo para dirigir-se especialmente aos peregrinos alemães, presentes em grande número no local.

Com o fim de agosto, terminam em toda a Europa as férias de verão. Também o Vaticano volta ao seu dia-a-dia regular, mas, por conta do clima ainda quente desta temporada, o Santo Padre permanecerá trabalhando na sua residência de veraneio de Castel Gandolfo até meados de setembro. O próximo mês será intenso para Bento XVI em termos de viagens apostólicas. No primeiro domingo, parte em visita a Viterbo e Bagnoreggio, na Itália. No fim do mês, viaja a República Tcheca.

A última audiência geral de verão contou com uma presença
maior de fiéis em relação às demais do mês de agosto. Perto de 5.500 pessoas estiveram presentes. Entre elas um grupo de 15 visitantes oriundo de Mogi das Cruzes, no Brasil, que entoou uma “Ave Maria” ao Papa quando este começou a saudação em português. O Papa parecia muito contente e descansado e fez coro aos fiéis brasileiros no canto.

“Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os grupos do Coral de Vila Real e de Mogi das Cruzes, desejando que esta visita ao Sucessor de Pedro fortaleça a vossa fé e vos ajude a irradiar o Amor de Deus na própria casa e na sociedade. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo”.

Ao final, em italiano, o Papa pediu a um grupo de estudantes da escola superior de Saitama, do Japão, para que cantassem em japonês. Com o canto mariano “Madonna Nera”, o Santo Padre saudou também os peregrinos poloneses. Hoje, na Polônia, se celebra a Solenidade da Beata Maria Virgem de Czestochowa, conhecida como “Madonna Nera”. No santuário de Jasna Gora (monte claro) em Czestochowa, se encontra a antiga imagem de Maria, com o rosto negro, segurando o menino Jesus. O local é considerado o mais importante e famoso sítio religioso e mariano da Polônia, chamado de capital espiritual da Polônia e já visitado por João Paulo II e Bento XVI.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas