Gaudium news > Igreja nas Filipinas prepara-se para celebrar o Nazareno Negro

Igreja nas Filipinas prepara-se para celebrar o Nazareno Negro

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 06-01-2016, Gaudium Press) A Igreja em Manila, Filipinas, se prepara para a monumental procissão do Nazareno Negro, uma multitudinária manifestação pública de Fé que reúne a milhões de devotos a cada ano. Segundo indicou o reitor do templo de Quiapo, Dom Hernando Coronel, espera-se um número inclusive maior neste ano: “Nossa experiência aqui nas Filipinas é que o número de devotos aumenta a cada ano”, indicou o sacerdote em coletiva de imprensa. Calcula-se que mais de 1500 policiais serão enviados para assistir a organização do evento.

Igreja nas Filipinas prepara-se para celebrar o Nazareno Negro.jpg

Devido a extraordinária importância da procissão do Nazareno Negro, o dia 09 de janeiro é declarado festivo não laboral em Manila, se cancelaram todas as aulas de todas as localidades e se decretou o fechamento de várias avenidas para a procissão. Pelas condições extremas do encontro multitudinário se solicitou aos devotos não levar mochilas, bonés, nem sombrinhas, assim como se pede aos anciãos, às mulheres grávidas, às pessoas com deficiência e às crianças abster-se de participar.

O Reitor do templo de Quiapo recordou a importância da preparação espiritual para a festa a qual se unem também que não podem estar presentes materialmente: “tenhamos uma celebração mais significativa da festa do Nazareno Negro, mais que participar na procissão mesma”. A procissão será antecedida por uma vigília de oração durante toda a noite de 08 de janeiro que começará às 19h. À meia-noite, início do dia 09 de janeiro, o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, presidirá a Missa da festa. Às 05 da manhã, o purpurado encabeçará a Liturgia das Horas após a qual se dará início à procissão.

Os fiéis das Filipinas assistem atualmente nas Missas da novena de preparação no templo em Quiapo, acodem massivamente ao Sacramento da Penitência e se unem às orações tradicionais da festa. O templo prepara também a transmissão ao vivo através da internet de todos os eventos da celebração para os peregrinos que não possam fazer parte da procissão.

O culto do Nazareno Negro começou no século XVII e a esta devoção se atribui numerosos milagres. Em 2014 calcula-se que 12 milhões de pessoas participaram da procissão que teve uma duração total de 22 horas. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas