Gaudium news > Dom Odilo Pedro Scherer celebra 60 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção

Dom Odilo Pedro Scherer celebra 60 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção

São Paulo (Quarta, 26-08-2009, Gaudium Press) O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, comemorou nesta terça-feira os 60 anos de idade da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – reincorporada à PUC-SP – em um artigo publicado no site da arquidiocese da cidade. No texto, dom Odilo recorda a homenagem à padroeira da Faculdade, Nossa Senhora da Assunção, e também a história da instituição.

De acordo com o purpurado, depois de criada, em 1949, uma decisão do cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta fez com que a Faculdade funcionasse dentro da PUC (Pontifícia Universidade Católica), mas o cardeal dom Agnelo Rossi, já na década de 1970, achou que ela merecia autonomia e provocou sua desvinculação da Universidade.

“Agora, chegando aos 60 anos de vida, ela se encontra novamente na PUC, consciente de poder contribuir com sua bagagem e seu patrimônio cultural para a proposta e a missão da nossa Pontifícia Universidade Católica”, afirma dom Odilo, que defende a ligação permanente entre as  instituições.

A comemoração do 60º aniversário veio no domingo (22), com uma missa na capela da universidade, presidida pelo cardeal a convite do reitor. “Tive a alegria de presidi-la e recordar as grandes motivações que levaram o cardeal Motta a criar a universidade e a pedir ao Papa Pio XII que a ornasse com a qualificação‘Pontifícia'”, logo depois da 2ª Guerra Mundial.

“Com 63 anos a pessoa já estaria na ‘terceira idade’, mas para a PUC esta idade é pouca (…) ela tem muita experiência para compartilhar. No contexto atual de grande diversidade de propostas universitárias na cidade, a PUC é desafiada a mostrar sua própria proposta, haurida de sua identidade ‘católica'”.

O cardeal frisa que, com o retorno da Faculdade de Teologia, a PUC consegue uma visão teológica “própria sobre Deus, o mundo e o ser humano a compartilhar com a cidade e a cultura. A PUC tem grandes missões a cumprir”.

Faculdade de Teologia

A Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção foi criada em 1949 por Decreto da Congregação para a Educação Católica. Na época de sua criação, ela pertencia à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da qual foi separada na prática no início dos anos 70.

Neste início de 2009 ela volta a fazer parte da Universidade como sua Faculdade de Teologia. Esta reincorporação, segundo a própria Faculdade, será benéfica tanto para a Universidade quanto para a Faculdade, e trará benefícios amplos para toda a Igreja.

Leia o artigo na íntegra:

Duas com 60 e uma com 70

No dia 21 de agosto, a Faculdade de Teologia marcou o início do semestre letivo com a homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Ao mesmo tempo, dava início às comemorações do 60º aniversário de fundação da faculdade. Em 1949, por decisão do cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, a faculdade nasceu dentro da PUC e permaneceu ao seu abrigo durante a primeira fase de sua existência.

No início dos anos 70, por decisão do cardeal dom Agnelo Rossi, ela empreendeu o caminho da autonomia e da vida adulta. Agora, chegando aos 60 anos de vida, em 2009 ela se encontra novamente na PUC, consciente de poder contribuir com sua bagagem e seu patrimônio cultural para a proposta e a missão da nossa Pontifícia Universidade Católica. A faculdade não deveria ficar sem a universidade e, esta, não podia ficar sem a teologia. Madura senhora, esta tem muito a receber da PUC e mais ainda a contribuir para a vida universitária!

No dia 22 de agosto, a PUC comemorou 63 anos de fundação. Houve missa na capela da Universidade, a convite do magnífico reitor, e tive a alegria de presidi-la e de recordar as grandes motivações que levaram o cardeal Motta a criar a universidade e a pedir ao papa Pio XII que a ornasse com a qualificação de “Pontifícia”. Foi logo depois da 2ª guerra mundial, em 1946: tempo confuso, de desorientação cultural, marcado pelo desastre e a dor causados pelos totalitarismos. Queria o cardeal, amplamente apoiado por lideranças paulistanas, oferecer à juventude uma proposta formativa baseada nos valores cristãos, preparar profissionais e novos líderes para a sociedade, abrir horizontes de esperança e imprimir novo rumo à sociedade e à cultura. A PUC viveu intensamente sua história e tem um nome que a coloca entre as melhores Universidades não estatais do Brasil.

Com 63 anos, a pessoa já estaria na “3ª idade”, mas para a PUC, esta idade é pouca. Sem cansaço e sem ter perdido seu idealismo, ela tem muita experiência a compartilhar. No contexto atual de grande diversidade de propostas universitárias na cidade, a PUC é desafiada a mostrar sua própria proposta, haurida de sua identidade “católica”. Este será o diferencial e a sua contribuição para a formação cultural dos jovens e da cidade, sem renunciar em nada à excelência acadêmica, nem ceder minimamente à tentação de se fechar ao diálogo cultural com todas as demais propostas e correntes culturais. Ela tem a oferecer, no espectro das propostas acadêmicas, os horizontes de uma antropologia cristã, da economia, finança e política orientadas pelos princípios da Doutrina Social da Igreja; de uma filosofia, que dá voz aos grandes mestres do pensamento cristão; da medicina e da psicologia orientadas por princípios éticos respeitosos da dignidade da pessoa e da preciosidade da vida humana; do direito e das ciências sociais embasados nos fundamentos sólidos do Direito Natural e que tenham os direitos humanos como referência irrenunciável. E agora também, através da Faculdade de Teologia, a PUC tem uma visão teológica própria sobre Deus, o mundo e o ser humano a compartilhar com a cidade e a cultura. A PUC-SP está longe da aposentadoria e tem grandes missões a cumprir!

Ainda no sábado, dia 22 de agosto, o Amparo Maternal comemorou 70 anos de fundação. A iniciativa foi do 2º arcebispo de São Paulo, D. José Gaspar d’Afonseca, em 1939, quando São Paulo começava a se tornar uma metrópole industrial e atraía gente de todos os lados em busca de trabalho e de oportunidades de vida. Muitos ficavam sobrando, sem teto e sem trabalho; muitas mulheres pobres não tinham onde dar à luz com dignidade a seus filhos. O Amparo Maternal devia ser porta aberta e casa acolhedora para elas e seus filhos. E assim foi durante toda a sua existência, tanto que lá já viram a luz quase 700 mil crianças! E ainda continua a ser uma das Maternidades onde mais crianças nascem na cidade. Quase tudo, obra da Providência, que agregou e continua agregando muita solidariedade social e caridade cristã para com os pequeninos, preferidos de Jesus e do Pai do céu. Um grande número de voluntários felizes presta ali seu serviço à vida e à dignidade da pessoa! Velhinha de 70 anos, mas continua sempre jovem e mãe fecunda de muitos filhos! Benza Deus!

Cardeal dom Odilo Pedro Scherer

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas