Gaudium news > Cidade do Rio de Janeiro recebe evento que discutirá políticas e soluções para deficientes

Cidade do Rio de Janeiro recebe evento que discutirá políticas e soluções para deficientes

São Paulo (Quarta, 26-08-2009, Gaudium Press) A cidade do Rio de Janeiro recebe de hoje até a próxima sexta-feira (28) o ‘VIII Encontro Nacional do CVI- Brasil: Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e os novos paradigmas sociais’. O encontro pretende buscar novos meios de assegurar a igualdade dos direitos humanos e as liberdades essenciais para as pessoas com deficiência. É a primeira vez que a capital fluminense sedia o evento.

O encontro tem apoio do CVI-Maringá (PR) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, instituição responsável pela formulação da políticas públicas de atendimento aos deficientes e pela execução de ações neste sentido na cidade. O Secretário Municipal da instituição, Márcio Pacheco, participa da abertura e de uma palestra durante o evento.

O tema do encontro é “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Novos Paradigmas Sociais”. Serão realizadas palestras, debates e mesas redondas sobre o assunto. Participam do congresso a fundadora do CVI-Rio, Rosângela Berman Bieler, o coordenador geral da Graduação da PUC-RJ, Alfredo Jefferson de Oliveira, e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano.

A consolidação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o desenvolvimento de políticas públicas, o acesso ao mercado de trabalho e a educação inclusiva são alguns dos temas que serão tratados.

“Falta uma visão mais ampla, trabalhamos com a inclusão, queremos mostrar que a pessoa com deficiência pode se manter sozinha”, afirma Lilia Pinto Martins, presidente do CVI-Rio (organização não governamental Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro).

Fundada em 1988 por um grupo de deficientes, a ONG Centro de Vida Independente está espalhada em vários lugares do país e desenvolve um trabalho de personalização das ações da pessoa com deficiência.

Serviço

A taxa de inscrição para o VIII Encontro Nacional do CVI-Brasil é de R$ 50,00 e pode ser feita pelo e-mail: [email protected]. O evento será no CIAD, na Rua Presidente Vargas, nº 1997, Cidade Nova. Mais informações pelo telefone 21 2512-1088.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas