Gaudium news > “Esta é a maravilhosa realidade do batismo: de servidores nos converte em filhos de Deus”: Cardeal Rivera

“Esta é a maravilhosa realidade do batismo: de servidores nos converte em filhos de Deus”: Cardeal Rivera

Cidade do México – México (Quarta-feira, 13-01-2016, Gaudium Press) “O batismo de Jesus, é um batismo novo”, assim se referiu o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México na Solenidade do Bautismo do Senhor que a Igreja Católica celebrou no último domingo, 10 de janeiro, cerimônia que deu fim ao tempo de Natal que começou no dia 24 de dezembro.

Durante a celebração Eucarística que presidiu na Catedral Primaz do México, o purpurado se referiu à “maravilhosa realidade do batismo”, quando de servidores passamos a ser filhos de Deus.

“‘Tu eres meu Filho, o predileto; em ti me comprazo’. São as mesmas palavras de complacência que recebeu Isaías, mas em lugar de ‘servo’, a Jesus se chama ‘Filho’. Este é a passagem grandiosa do antigo ao novo testamento: de servos de Deus, por ser criaturas suas, passamos a ser filhos de Deus pela graça do batismo. O que no batismo de Jesus foi mera manifestação de sua filiação divina, por ser Filho de Deus a partir da eternidade, em nós começa a sê-lo pelo Batismo”, expressou o Cardeal.

cardeal rivera.jpg

Continuando, o Arcebispo do México assinalou que o Sacramento do Batismo não é uma cerimônia do passado, mas uma realidade que é dinâmica e permite o próprio crescimento: “O Batismo nos deu o poder de chegar a ser filhos de Deus, portanto é um dom que nos pede cooperação, corresponsabilidade e esforço contínuo para que em nós se dê a aceitação, o crescimento e a maturação do dom recebido”.

Sobre o sinal da Pomba e o céu que se abre, que se apresentam no Evangelho que narra o Batismo de Jesus Cristo, o purpurado explicou: “Dos céus rasgados, símbolo de um começo novo na história da salvação, o Espírito desceu sobre Jesus como uma pomba, como a pomba do dilúvio que deu testemunho de que havia uma nova criação, o Espírito de Jesus nos faz criaturas novas, nos dá nova vida, nos dá a esperança e a capacidade de transformar a humanidade”.

Finalmente, o Cardeal Rivera assinalou que o Batismo não só nos faz Filhos de Deus, mas também chama à missão: “O Batismo de Jesus não foi somente para manifestarmos sua condição de filho preferido do Pai, mas também sua missão messiânica de salvador dos homens em sua dupla vertente, material e espiritual. O batismo que nós recebemos nos lança à mesma missão de Jesus tal e como foi profetizado por Isaías: ‘Consolem, consolem ao meu povo, diz nosso Deus’. ‘Preparem o caminho do Senhor no deserto, construam no paramo uma calçada para nosso Deus’. ‘Sobe ao alto do monte, mensageiro de boas novas para Sião, anuncia aos cidadãos: aqui está seu Deus. Aqui chega o Senhor’. ‘Eu te faço luz das nações para que abras os olhos dos cegos’. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas