Gaudium news > Rota da Caridade é iniciada na Espanha

Rota da Caridade é iniciada na Espanha

Toledo – Espanha (Quarta-feira, 13-01-2016, Gaudium Press) Com a finalidade de dar a conhecer o trabalho realizado pela Cáritas na Arquidiocese de Toledo, no final de 2015 foi colocada em prática na jurisdição eclesial espanhola a “Rota da Caridade”. O percurso, no qual se mostram os centros de trabalho da organização caritativa, assim como a finalidade de seus projetos e suas ações a favor dos mais necessitados, vem apresentando-se aos colégios, paróquias, associações e empresas da cidade.

Esta “Rota da Caridade”, que já contou com a presença de uma centena de estudantes do secundário, se desenvolve por meio de visitas e cursos formativos no Horto Ecológico, e os centros Beata “Teresa de Calcutá” e Cardeal Sancha”, neste último onde encontra o Economato e de adianta o ‘Projeto Têxtil’. Além disso, os visitantes recebem uma mensagem explicativa sobre o “Projeto Mater” e uma geral sobre o trabalho que desenvolve Cáritas Diocesana de Toledo.

“Os estudantes comprovam em primeira pessoa, participando em algumas das iniciativas, em que área trabalha e qual é sua história e sua estrutura. Os participantes têm conhecido que a dimensão mais importante da Cáritas, se concretiza no amor à pessoa, no acompanhamento paciente, no estímulo das capacidades de cada pessoa e na defesa de sua dignidade como filhos de Deus”, expõem a partir da Cáritas Diocesana de Toledo.

Rota da Caridade é iniciada na Espanha.jpg

Como parte do percurso, os visitantes recebem um questionário que lhes permite refletir sobre o que é a Cáritas e de que maneira se pode trabalhar para dar a conhecer os 40 projetos que a instituição caritativa da Igreja adianta na Diocese de Toledo.

“Nesta Rota da Caridade se pode ver o esforço da Igreja em viver o mandamento do amor e qual é a ajuda oferecida às pessoas mais necessitadas, trabalhando pela dignidade da pessoa humana, a partir de todos os âmbitos: alimentação, trabalho, escuta, etc”, conclui a Cáritas Diocesana.

15.000 pessoas atendidas pela Cáritas na Arquidiocese de Toledo

Precisamente, a Equipe Diretiva da Cáritas Diocesana de Toledo deu a conhecer recentemente o balanço de seu trabalho durante o ano de 2015. De acordo com os dados oferecidos, os projetos da Cáritas conseguiram atender diretamente a 15 mil pessoas e beneficiar a outras 41 mil no ano passado.

Vários foram os projetos que se colocaram em ação, os quais hoje parte da “Rota da Caridade”. Entre eles, está o economato no Centro Beato “Cardeal Sancha”, atendendo a mais de 250 famílias do Bairro Santa María de Benquerencia; também se impôs o “Programa de Emprego” da Cáritas por meio do qual se ofereceram cursos pré-laborais; assim como a bolsa de emprego pela qual passaram umas 700 pessoas. Unido a ela também se apresentou o Serviço de Orientação Laboral que desde setembro tem ajudado a mais de 100 pessoas.

Em outro âmbito, se iniciou o programa “Vivienda Betania” através do qual se busca dar uma casa transitória à famílias em situação de extrema vulnerabilidade. Além disso, se pôs em marcha o “Projeto Mater” para ajudar mulheres grávidas e aquelas que abortaram. Até a data participaram deste projeto por volta de 60 mães.

Para este ano de 2016, como destaca Cáritas Diocesana de Toledo, se adiantarão outros projetos que reforçarão seis eixos: casa; mulher, infância e vida; economia social e voluntariado. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas