Gaudium news > Papa nomeia arcebispo de Belo Horizonte membro da Congregação para a Doutrina da Fé

Papa nomeia arcebispo de Belo Horizonte membro da Congregação para a Doutrina da Fé

Belo Horizonte (Quarta, 26-08-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, membro da Congregação para a Doutrina da Fé, informou hoje a CNBB, citando como fonte o jornal O Estado de Minas. De acordo com o epsicopado brasileiro, comunicado oficial da nomeação teria sido feito esta semana pelo cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

“O ato do Papa é uma deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse ao jornal dom Walmor, primeiro e único brasileiro a fazer parte do dicastério e que desde 2003, o arcebispo preside, na CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

“(A Congregação) Trata-se de uma das congregações mais antigas, remontando aos tempos medievais. Ela tem a tarefa de zelar pela Igreja, a verdade da fé e a fidelidade aos seus princípios. Trabalha com o que a Igreja crê e ensina”, continuou o arcebispo.

“As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o Papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural”, explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas