Gaudium news > Primeiro-ministro italiano se encontrará com secretário de Estado do Vaticano em Aquila

Primeiro-ministro italiano se encontrará com secretário de Estado do Vaticano em Aquila

Roma (Quinta, 27-08-2009, Gaudium Press) Na Itália, enquanto se discute sobre a relação entre o primeiro-ministro italiano e a Santa Sé, está previsto para amanhã um jantar entre o próprio premiê Berlusconi e o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, em Aquila. Ambos estarão na cidade, uma das mais atingidas pelo terremoto de abril, para participar da inauguração do Ano celestino, comemorado devido aos 800 anos de nascimento do Papa Celestino V, fundador naquela região da Ordem dos Celestinos.

O Ano Celestino será inaugurado no mesmo dia em que se celebra a tradicional cerimônia religiosa da “Perdonanza” (“Perdoação”, em tradução livre), instituída em Aquila pelo então ainda monge Celestino para a remissão dos pecados daqueles que, confessados e sinceramente arrependidos, visitassem a basílica de Collemaggio, nesta cidade, entre as vésperas do dia 28 e do dia 29 de agosto, festa de São João Batista. Desde então, a “Perdonanza” ocorre anualmente na última semana de agosto.

A confirmação da presença do premiê pela secretaria do Palácio Chigi (residência oficial do primeiro-ministro) foi feita última segunda-feira à arquidiocese de Abruzzo, comuna onde está localizada a cidade de Aquila. É a primeira vez que o primeiro-ministro participa por iniciativa própria do evento.

Ao jantar de amanhã estarão presentes também o bispo de Aquila, monsenhor Giuseppe Molinari, e todos os outros 11 bispos de Abruzzo e de Molise; o subsecretário para a presidência do Conselho dos Ministros da Itália, Gianni Letta, o ministro para a Atuação do Programa de Governo, Gianfranco Rotondi, e a ministra para a Igualdade de Oportunidades Mara Carfagna.

Monsenhor Domenico Mogavero, bispo de Mazara del Vallo, disse esperar que o jantar “não misture sagrado com profano” porque a “Perdonanza de Áquila é um evento de reconciliação e de conversão”.

O premiê italiano deve aproveitar a ocasião também para se inteirar dos andamentos dos trabalhos de reconstrução da cidade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas