Gaudium news > Delegação do episcopado americano visita Zimbábue

Delegação do episcopado americano visita Zimbábue

Washington (Quinta, 27-08-2009, Gaudium Press) Dois bispos americanos – dom John H. Ricard, de Pensacola, na Flórida, e dom John C. Wester, de Salt Lake City, Utah – representando a Conferência dos Bispos dos Estados Unidos (USCCB), começam hoje uma visita de dois dias ao Zimbábue, informou a Rádio Vaticana. No dia 28, partem para a África do Sul, onde se encontrarão com o cardeal Theodore McCarrick, arcebispo emérito de Washington.

A iniciativa da viagem é do Subcomitê para a África, da qual os integrantes do episcopado americano fazem parte, que prevê visitas até o dia 6 de setembro a membros da Igreja e projetos financiados pelo Fundo de Solidariedade da Pastoral da Igreja para a África.

Para o diretor executivo do Escritório para Coletas da USCCB, cardeal arcebispo de Boston Sean Patrick O’Malley, a viagem do Papa ao continente em março último mostrou a vivacidade da Igreja Católica na África e alertou para a necessidade de se auxiliar os trabalhos missionários e de evangelização ali realizados.

“Vimos claramente, durante a recente viagem do Papa Bento XVI a Camarões e Angola, que a Igreja na África não só cresce rapidamente, mas está viva e é rica de vocações. A Igreja na África ainda enfrenta muitos desafios e por esta razão, muitos católicos dos EUA responderam tão generosamente ao convite dos bispos para lhes dar uma mão”.

Desde 2005, os católicos americanos doaram ao Fundo para a Igreja na África mais de US$ 7 milhões de dólares, dinheiro que vem sendo utilizado em recursos pastorais como educação e catequese, treinamento de lideranças e formação permanente de sacerdotes e religiosos.

Além do apoio e do acompanhamento dos recursos doados pelo episcopado, a delegação americana também irá avaliar a situação da população em países como o Zimbábue e a África do Sul, onde há grandes contingentes de refugiados por guerras civis, já que dom Wester é presidente da Comissão Episcopal das Migrações. Um das principais preocupações é com as crianças e mulheres vítimas do tráfico humano.

Os três bispos visitantes são ainda membros da associação caritativa Catholic Relief Services (CRS) e vão conhecer diretamente o trabalho de ajuda humanitária na região e os programas pela erradicação da AIDS.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas