Gaudium news > Cooperação Missionária com a América Latina é tema de reflexão na Espanha

Cooperação Missionária com a América Latina é tema de reflexão na Espanha

Madri – Espanha (Quinta-feira, 18-02-2016, Gaudium Press) Sob o tema “Testemunhas da Misericórdia”, as Dioceses espanholas comemorarão no próximo dia 06 de março o Dia da América Latina, e para orar de maneira especial pelos missionários espanhóis que se encontram no continente americano.

Cooperação Missionária com a América Latina é tema de reflexão na Espanha.jpg

Por ocasião desta jornada, o Presidente da Pontifícia Comissão para América Latina, Cardeal Marc Ouellet, dirigiu uma mensagem na qual destaca o serviço missionário que se realiza na América Latina, trabalho que tem grande realce neste ano por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

“Este importante encontro (…) é muito oportuna e adequada, pois, a escolha do lema para este dia: ‘Testemunhas da misericórdia’, sinal distintivo e, por sua vez, o convite urgido para todos os que prestam seu serviço missionário na América Latina. Deste modo, se dá efetiva resposta de comunhão ao convite do Papa a ‘contemplar o mistério da misericórdia’, a deixar-nos abraçar pelo amor misericordioso de Deus e a converter-nos em discípulos, testemunhas e missionários de sua misericórdia. ‘Será um ano para crescer na convicção da misericórdia'”, diz o purpurado citando as palavras do Papa Francisco na abertura da Porta Santa do Jubileu.

Justamente o Cardeal convida aos missionários a cruzar pela “Porta Santa” que é Jesus e a viver este Ano Santo: “Esta mensagem da Igreja universal tem chegado a cada um dos missionários e missionárias que servir às Igreja e aos povos da América Latina. Cada um de vós está convidado, diante de tudo, a passar pela ‘Porta Santa’ -que é Cristo mesmo!-, nas catedrais ou Santuários das igrejas locais nas quais prestais serviço, para ‘descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que acolhe a todos e sai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele o que nos busca. É Ele que sai ao nosso encontro'”.

Além disso, chamou aos missionários espanhóis na América Latina “a viver este Jubileu em toda sua profundidade, verdade e beleza”, já que a experiência do Ano Santo “nos pacifica o coração, nos coloca novamente no caminho além de tropeços e quedas, nos enche de alegria e esperança, nos alenta diante das dificuldades e fracassos, nos converte em ‘testemunhas da misericórdia’ ali onde a Providência de Deus nos destinou a servi-lo em seus filhos mais necessitados”.

Recordando-lhes que é o amor de Deus a cada missionário que os tem levado a desejar compartilhá-lo de todo coração, o Cardeal Ouellet disse que “a missão não é outra coisa que compartilhar a misericórdia compassiva e redentora que Deus me fez experimentar e que quer oferecer a todos os homens”.

Ao concluir a mensagem o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina oferece três recomendações aos missionários para que vivam com maior intensidade o tempo jubilar. Na primeira, lhes convida a estar disponíveis para o sacramento da reconciliação, já que -como referiu o purpurado- “é uma graça de Deus para nosso tempo eclesial que se redescubra em toda parte este sacramento, que quiçá tenha sido às vezes descuidado em nossa ação pastoral”.

A segunda recomendação -prossegue o Cardeal-, “é alentar vossa convicção de que, sendo certo que a misericórdia e o perdão dão a mão à justiça, a animam a partir de dentro e a ultrapassam no amor, que é inclusive amor aos inimigos”.

E a terceira, lhes convida a renovar com todo fervor o amor à Virgem Maria, que é Mãe de Misericórdia: “Ninguém como Ela experimentou a misericórdia de Deus em sua própria vida, a partir da encarnação do Verbo até a morte de seu Filho na Cruz”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas