Gaudium news > Católicos nos EUA destacam testemunho de magistrado Antonin Scalia após seu falecimento

Católicos nos EUA destacam testemunho de magistrado Antonin Scalia após seu falecimento

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 19-02-2016, Gaudium Press) A morte do jurista norte-americano Antonin Scalia, Magistrado da Corte Suprema, é amplamente destacada no país tanto pela relevância de seu cargo como pelo carácter claramente católico de seu exercício profissional que segundo os meios de comunicação “mudou a forma da Corte Suprema”. Scalia era conhecido por sua formação católica recebida dos Padres Jesuítas como por sua devoção a São Tomás Moro e por ser pai de um sacerdote que serve na Diocese de Arlington.

Católicos nos EUA destacam testemunho de magistrado Antonin Scalia após seu falecimento.jpg

A nomeação de Scalia como Magistrado em 1986 fez história ao ser o segundo católico simultâneo a serviço neste tribunal, algo que não sucedia desde a primeira nomeação de um magistrado católico em 1836. Suas posições em temas controvérsias como o aborto e a definição da família permaneceram fiéis à Doutrina da Igreja, empregando argumentos jurídicos para sua defesa.

Em um discurso dirigido aos Caballeros de Colón, citado recentemente pelo Padre Dwight Longenecker no informativo National Catholic Register, o jurista afirmou: “Deus assumiu desde o início que os sábios do mundo veriam aos cristãos como tontos… Se trouxe alguma mensagem hoje, é esta: Tenham a valentia de que sua sabedoria seja tomada por estupidez… Sejam tontos por Cristo. E tenham a coragem de sofrer o desprezo do mundo sofisticado”.

A figura do jurista foi destacada pelo sacerdote por seu contínuo testemunho da identidade cristã da cultura dos Estados Unidos, ainda apesar da rejeição por parte das tendências secularizadas dominantes. Por sua parte Kevin Walsh, professor de leis da Universidade de Richmond afirmou que o magistrado “é um excelente exemplo de alguém que é um servidor público por causa de sua Fé, e que entende que está vivendo sua vocação. Não só faz um trabalho, mas que vive seu chamado”.

A morte do Magistrado Scali deixa um importante vazio na esfera pública dos Estados Unidos e as possibilidades de sua substituição são objeto de debate no país. A continuidade ou não da presença de um católico comprometido na Corte Suprema ou sua substituição por um jurista de tendência contrária afeta diretamente a tendência ideológica deste tribunal e a jurisprudência futura sobre importantes aspectos da sociedade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas