Gaudium news > Conferência Episcopal Espanhola comemora cinco décadas

Conferência Episcopal Espanhola comemora cinco décadas

Madri – Espanha (Sexta-feira, 19-02-2016, Gaudium Press) 2016 é um ano importante para a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) com a comemoração de seus cinquenta anos. Para celebrar estas cinco décadas, o organismo eclesial está preparando vários eventos e iniciativas.

Conferência Episcopal Espanhola comemora cinco décadas 1.jpg

Entre os eventos se encontra a realização de dois congressos internacionais. O primeiro deles ocorrerá na primeira quinzena do mês de junho com a colaboração da Universidade Pontifícia de Salamanca e falará sobre as Conferências Episcopais.

O segundo ocorrerá com a colaboração da Fundação Paulo VI no último trimestre deste ano de 2016. De acordo com informação oferecida pela CEE este será sobre a figura do Papa Paulo VI -em cujo pontificado se instituíram as Conferências Episcopais- e sua relação com a Espanha. Para este congresso está prevista a presença do Cardeal Pietro Palorin, Secretário de Estado do Vaticano.

Entre as iniciativas, também se prevê a publicação íntegra dos documentos da CEE a cargo da Biblioteca de Autores Cristãos (BAC). Trata-se da publicação de dois tomos com os documentos que o organismo eclesial apresentou nos últimos 15 anos, os quais viriam a completar outros quatro tomos que foram editados pela BAC com os documentos aprovados desde as origens da CEE até o ano 2000.

As Conferências Episcopais se originaram no Concílio Vaticano II, que foi encerrado no dia 08 de dezembro de 1965, sob o pontificado do Papa Paulo VI. De acordo com o Código de Direito Canônico, em seu número 450, a elas pertencem “todos os Bispos diocesanos do território e aqueles que se equiparam em direitos, assim como os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os demais Bispos titulares que, por encargo da Santa Sé ou da Conferência Episcopal, cumprem uma função peculiar no mesmo território; podem ser convidados também os Ordinários de outros ritos, mas somente com voto conclusivo, a não ser que estatutos da Conferência Episcopal determinem outra coisa”.

A Conferência Episcopal -como diz o Decreto ‘Christus Dominus’ do Papa Paulo VI sobre o Ministério Pastoral dos Bispos- “é uma assembleia na qual os Bispos de cada nação ou território exercem unidos seu cargo pastoral para conseguir o maior bem que a Igreja proporciona aos homens sobretudo pelas formas e métodos do apostolado, aptamente acomodado às circunstâncias do tempo”.

A Conferência Episcopal Espanhola se constituiu no dia 26 de fevereiro de 1966 com a primeira Assembleia Plenária que ocorreu até o dia 04 de março. Este encontro teve como Presidente ao Cardeal Enrique Plá y Deniel, então Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha. A Assembleia ocorreu em Madri na Casa de Exercícios do Pinar de Chamartín de la Rosa.

Conferência Episcopal Espanhola comemora cinco décadas 2.jpg

Neste primeiro encontro dos Bispos espanhóis desfrutou de vários momentos importantes, como a aprovação dos primeiros estatutos no dia 27 de fevereiro, os quais foram ratificados pelo Papa Paulo VI nesse mesmo ano; a primeira votação na qual se elege ao primeiro presidente, o Cardeal Fernando Quiroga Palacios, então Arcebispo de Santiago; e a constituição oficial da CEE no dia 1º de março;

O primeiro Estatuto foi aprovado em 1966 pela Assembleia Constituinte e ratificado esse ano pelo Papa Paulo VI por mais cinco anos. Seu reconhecimento definitivo foi no dia 05 de fevereiro de 1977 pelo decreto da Sagrada Congregação dos Bispos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas