Gaudium news > Paróquias da Polônia promovem iniciativa em preparação espiritual à JMJ

Paróquias da Polônia promovem iniciativa em preparação espiritual à JMJ

Cracóvia – Polônia (Sexta-feira, 19-02-2016, Gaudium Press) Faltando cinco meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorrerá em Cracóvia, Polônia, em julho próximo com a presença do Papa Francisco são vários os preparativos que adianta a organização do evento, mas um dos mais importantes é o espiritual.

Paróquias da Polônia promovem iniciativa em preparação espiritual à JMJ 1.jpg

Conscientes que o fundamental é o cultivo da alma, há algum tempo se vem adiantando em todas as paróquias da Polônia uma interessante iniciativa para ajudar aos jovens a aproximar-se mais das Sagradas Escrituras, especialmente o Evangelho dominical, e a doutrina da Igreja.

Trata-se do projeto “Cz@t ze Slowem”, que traduz “Ch@t com Deus” e convoca aos jovens a formar-se a partir de suas comunidades paroquiais e com a ajuda de seus párocos em temas como a família, a dignidade, a amizade, a identidade, entre outros. Estes encontros se desenvolvem uma vez por mês e se complementam com meditações bíblicas semanais, assim como vídeos e comentários do Evangelho do domingo que preparam os mesmos jovens.

Em união a isso, em dezembro foram inaugurados no Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia-Lagiewniki, os retiros mensais “Para nós e para todo o mundo”, que gira em torno do tema “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”, que foi escolhido para a JMJ 2016 e tem como fio condutor a oração da “Coroinha da Divina Misericórdia”. Estes retiros são transmitidos pela Internet em vários idiomas para os jovens do mundo inteiro.

Sobre esta iniciativa se referiu Dom Muskus Damian, Bispo Auxiliar de Cracóvia e Coordenador Geral do Comitê Organizador da JMJ, que foi citado pela agência ANS: “Espero que os jovens também rezem a Coroinha da Divina Misericórdia (…) e que através deste exercício, os jovens criem uma comunidade que saia além das fronteiras dos países e se reúnam em torno do Santuário, porque realmente chegam como peregrinos”.

O prelado também destaco a importância deste tempo preparatório à JMJ, que é igualmente ocasião para fortalecer a pastoral com os jovens: “O evento que esperamos, o consideramos como um dom da Divina Providência, que nos ajudará a despertar a atenção religiosa entre os jovens e nos ambientes nos quais vivem: familiar, escolar, associações, movimentos, tempo livre (…) O período de preparação da JMJ deve ser principalmente o tempo da formação espiritual”.

Paróquias da Polônia promovem iniciativa em preparação espiritual à JMJ 2.jpg

Em união com estes projetos, e com o propósito de difundir a devoção à Divina Misericórdia, a organização do evento mundial colocou em marcha há pouco a campanha #PrayForMercy, com a qual se busca animar a oração da Coroinha da Divina Misericórdia a partir das redes sociais.

A proposta tem por objetivo convocar aos fiéis do mundo a orar cada semana com uma intenção especial, aprofundando sobre a misericórdia e dando a conhecer as mensagens dos padroeiros da JMJ Cracóvia 2016, quer dizer Santa Faustina Kowalska e São João Paulo II, conhecidos também como os Santos da misericórdia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas