Gaudium news > Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Colombiana é concluída

Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Colombiana é concluída

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 22-02-2016, Gaudium Press) Foi concluída na última sexta-feira, 19, a Centésima Assembleia Plenária do Episcopado colombiano, a qual abordou temas de importância transcendental para a vida da nação. Em comunicado emitido no final da Assembleia, os Bispos do país andino agradeceram a “Deus este centenário de assembleias que foram sinal de um episcopado que quis prestar seu serviço eclesial à Igreja que peregrina na Colômbia com toda responsabilidade e sentido pastoral”.

Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Colombiana é concluída.jpg

Os Bispos refletiram sobre “a realidade e a missão dos Bispos, dos sacerdotes e dos diáconos permanentes, conscientes de que, apesar das limitações e dos defeitos, em virtude da unção recebida, vivemos na unidade entorno de Cristo, o compromisso apostólico para o qual fomos consagrados com fidelidade, como entusiasmo e no contínuo abrir-nos às necessidades das comunidades cristãs e de toda a sociedade”.

Os Bispos renovaram seu empenho em trabalhar pela paz, e manifestaram sua preparação com “a corrupção tão elevada que há no país e que pode levar ao desastre na Colômbia como quando uma casa pulveriza seus alicerces”. Os Bispos auspiciaram o império da ética para construir a nova Colômbia.

Além disso os Bispos de Colômbia manifestam sua proximidade com “todos os médicos católicos que se encontram com dificuldades com suas autoridades pelo fato de não aceitar praticar a eutanásia e o aborto. A eliminação de uma vida, seja ou não com sua autorização, censura com os postulados da ética médica e a consciência de cada um deles”. Em um tema também de saúde, o episcopado colombiano expressou sua preocupação pelas mulheres grávidas que, enfermas do Zika, se sentem pressionadas a abortar. “Convidamos aos organismos de saúde a cuidar da vida e saúde tanto das mães como de seus filhos”, dizem.

Depois de fazer uma defesa da família, constituída pela “união de um homem e uma mulher”, os Bispos manifestaram que consideram que a “proposta de introduzir na pré-escola e no primário a educação sexual simplesmente está invadindo o direito que corresponde a família de introduzir nesta realidade aos próprios filhos com tato, com carinho, com respeito e de forma apropriada à sua idade”.

Os Bispos concluem sua mensagem “em sintonia com o Papa Francisco” enquanto ao desejo de paz para a Colômbia, e pedindo à Virgem que acompanhe aos dirigentes da nação em seu trabalho diário. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas