Gaudium news > Vaticano convida para que se conheça as iniciativas do Ano Santo ao redor do mundo

Vaticano convida para que se conheça as iniciativas do Ano Santo ao redor do mundo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-02-2016, Gaudium Press) O Santo Padre Francisco, na Bula convocatória do Jubileu Extraordinário da Misericórdia ‘Misericordiae Vultus’, convidou para que este Ano Santo “a Igreja se converta no eco da Palavra de Deus que ressoe forte e decidida como palavra e gesto de perdão, de suporte, de ajuda, de amor”, e “nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente no confortar e perdoar. A Igreja se faça voz de cada homem e mulher e repita com confiança e sem descanso: ‘Lembra-te, Senhor, de tua misericórdia e de teu amor; que são eternos’ (Sal 25,6)”.

Vaticano convida para que se conheça as iniciativas do Ano Santo ao redor do mundo.jpg

Inspirados nestas palavras, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo dos eventos jubilares, está convidando as comunidades e organismos eclesiais do mundo para que deem a conhecer suas atividades para este Ano Santo da Misericórdia, ingressando no website do Jubileu e assinalando as iniciativas.

“Podem assinalar iniciativas promovidas para o Jubileu das Conferências Episcopais, as Dioceses ou Eparquias, os Institutos Religiosos, os Movimentos e as Associações Eclesiais ou outros organismos da Igreja e da Cúria Romana”, expõem no site.

Para incluir as atividades, a secretaria a cargo da organização do tempo jubilar dispôs na página web oficial do mesmo um mapa interativo no qual se mostra as diversas iniciativas ao redor do mundo.

“Todas as propostas serão consideradas pela Secretaria Organizativa do Jubileu da Misericórdia e se publicarão na página web seu próprio critério”, comentam.

Entre as muitas atividades, o próximo dia 28 e 29 de fevereiro o Santuário Basílica de Maria Santíssima del Colle, na Diocese italiana de Gaeta, acolherá o corpo de Santa Maria Goretti, padroeira dos jovens e conhecida como a santa do perdão e da pureza, virtudes para meditar neste Ano Santo da Misericórdia.

Outras das iniciativas serão os Exercícios Espirituais da Misericórdia que se celebrarão no dia 07 de março na Paróquia São João Batista na Diocese de Córdoba, Espanha; assim como o Congresso de Teologia “Reconciliação e Misericórdia”, que organizará o Instituto Teológico Compostelano em Santiago de Compostela os dias 07 e 08 de março; entre outras.

Ao dar abertura do Jubileu Extraordinário no dia 08 de dezembro, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, também convidou a assinalar as Portas da misericórdia das dioceses do mundo através do portal web do Jubileu.

“Cada Bispo em sua própria Diocese (ou outro ordinário diocesano) foi convidado a nomear um responsável para a comunicação do Jubileu, que será o ponto de contato oficial para as comunicações entre a Diocese e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, com o fim de facilitar o intercâmbio de informações e documentos úteis para o Ano Santo. É tarefa dos responsáveis diocesanos assinalar as Portas da Misericórdia que se abriram nas diversas Dioceses. Poderá fazê-lo pessoalmente ou com a ajuda de outras pessoas autorizadas por ele (por exemplo, o reitor de um Santuário no qual o Bispo dispôs a abertura de uma Porta da Misericórdia)”, escreveram a partir do website. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas