Gaudium news > Milhares de devotos peregrinam no Sri Lanka apesar das notáveis dificuldades

Milhares de devotos peregrinam no Sri Lanka apesar das notáveis dificuldades

Ampala – Sri Lanka (Segunda-feira, 22-02-2016, Gaudium Press) O tempo da Quaresma, 40 dias de preparação espiritual com jejuns, sacrifícios e obras de misericórdia, é também uma temporada de peregrinação para os fiéis católicos do Sri Lanka, que devem às vezes superar notáveis dificuldades para alcançar sua missão pelas características geográficas de seu país.

Segundo relatou UCANews, muitas peregrinações se fazem em botes, devido a característica do país de estar composto por ilhas. Uma das peregrinações tradicionais é a do Santuário de Santana da Diocese de Chilaw, como relatou o pescador Sebastián Peter Fernando à agência. Os pescadores locais viajam em grupos por 180 quilômetros, e o próprio Sebastián referiu que em uma ocasião naufragou e foi resgatado. “Às vezes o mar estava muito rude e a viagem era incômoda”, mas os peregrinos contam com a solidariedade dos povoadores. “Eles chamam aos peregrinos a partir dos seus ranchos para dar-lhes almoço”.

Outros peregrinos devem madrugar a partir das três da manhã para cumprir com a peregrinação que prometeram, como relatou Nadeesh Mithuranga, que visita o templo do Calvário em Ampara, pertencente à Diocese de Batticaloa, a 330 quilômetros de distância. Sua família canta hinos de Quaresma a partir de seu lar e conduz durante horas até o Santuário. “Depois de chegar ao templo realizamos um exercício de uma Hora Santa e rompemos o jejum”, relatou.

Este é somente o início de sua visita ao templo, já que a família se aloja em um salão para peregrinos e permanece no lugar dois dias nos quais levam a cabo atividades espirituais como a oração da Santa Via Sacra e a oração pessoal. A avó da família, Machchi Goretti, de 79 anos de idade também se uniu à comitiva. “Sou paciente cardíaca, mas isso não me deteve de fazer um jejum de dois dias”, explicou à UCANews. “O jejum me faz forte espiritual e corporalmente”.

Segundo o Padre Bastian Pillai, pároco de El Calvario, uns 10 mil católicos realizam peregrinações durante a Quaresma no país. “Os católicos tomam esta temporada com seriedade e realizam diferentes práticas espirituais”, descreveu. “Como sacerdotes estamos mais disponíveis para apoiá-los durante este tempo”. Seu templo está localizado em um setor majoritariamente budista com presença de apenas 30 famílias católicas, enquanto os não crentes estão acostumados a cooperar com os peregrinos para permitir-lhes uma estadia exitosa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas