Gaudium news > Santiago de Compostela acolherá congresso sobre o Sacramento da Reconciliação

Santiago de Compostela acolherá congresso sobre o Sacramento da Reconciliação

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 23-02-2016, Gaudium Press) O Instituto Teológico Compostelano realizará entre os dias 7 e 8 de março em Santiago de Compostela o Congresso de Teologia “Reconciliação e Misericórdia… Perspectivas Teológico-Pastorais sobre o Sacramento da Penitência”.Santiago de Compostela acolherá congresso sobre o Sacramento da Reconciliação.jpg

O evento, marcado no Ano Santo da Misericórdia, busca aprofundar em vários aspectos do Sacramento da Penitência, ao qual se vem dando interesse no Jubileu convocado pelo Papa Francisco. Como o expõem os organizadores do Congresso: “Consciente de que a Penitência e a Reconciliação estão no coração do Evangelho, da missão da Igreja e de que uma boa prática do sacramento da Penitência é sinal de renovação e vitalidade de nossas vidas de nossas comunidades cristãs, tentaremos compreender melhor também o que significa a misericórdia divina neste momento da história de nossa Igreja particular de Santiago de Compostela e, de forma especial, na acolhida dos peregrinos”.

E é que justamente a peregrinação até Compostela imprime seu caráter penitencial, por esta razão o Congresso também falará sobre esta temática. “O sentido penitencial e de renovação da vida pessoal e comunitária, é inerente à história da peregrinação ao túmulo do Apóstolo Santiago. De fato, a grande novidade do caminho é uma certa limpeza interior. Os peregrinos falam de purificação, de volta ao essencial, de reencontro consigo mesmo e com Deus”, complementam.

O evento será inaugurado na manhã do dia 07 de março com a intervenção de Dom Julián Barrio Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, que apresentará o tema “Recuperar o sentido genuíno da Peregrinação Jacobina”. Posteriormente, às 11h30, o Arcebispo Emérito de Barcelona, Dom Lluis Martínez Sistach, falará sobre “O projeto missionário da misericórdia no contexto da Nova Evangelização: Chaves e Propostas”.

Após as palestras dos prelados, o Congresso se desenvolverá a partir de quatro perspectivas: Do Ano da Misericórdia, Teológica, Litúrgica e Pastoral.

Na primeira se abordarão temas como “A penitência: Sacramento da misericórdia”, “Educar na misericórdia: chaves catequéticas” e “Dimensão antropológica do sacramento da Penitência: o homem ferido e curado”.

Entretanto, na área Teológica, se apresentarão as palestras “O Sacramento da Penitência. Desenvolvimento do Magistério da Igreja a partir do Vaticano II”, “O hoje da Penitência. Chaves para uma renovação”, “Creio na remissão dos pecados… A dimensão teológica da Penitência”, e “A liturgia, obra de Misericórdia”.

Temas como “Aspectos Litúrgicos da celebração do rito da Penitência”, “A reconciliação: acolher e celebrar a misericórdia”, e “A prática da misericórdia no compromisso caritativo-social da Igreja”, serão tratados a partir desta perspectiva litúrgica.

Já na área pastoral, se aprofundará em “O Caminho de Santiago e seu Jubileu do perdão e a misericórdia como caminho de um novo humanismo”, no “Diálogo inter-religioso: encontro e reconciliação a partir da Fé em Deus misericordioso” e “A Igreja, oásis de misericórdia”.

Entre os palestrantes, estarão presentes Dom Jesús Sanz Montes, Arcebispo de Oviedo; Dom José Manuel García Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda; Dom Francisco Pérez Gonzáles, Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela; além do Prior Geral da Ordem do Carmo em Roma, Fernando Millán Romeral; o Decano da SAMI Catedral de Santiago de Compostela, Segundo Pérez López; e Miguel López Varela, Membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, além de outros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas