Gaudium news > 150 Bispos da África Ocidental se reúnem em Acra – Gana

150 Bispos da África Ocidental se reúnem em Acra – Gana

Acra- Gana (Quinta-feira, 25/02/2016, Gaudium Press) – Nesta semana, 22 a 29 de fevereiro, 150 bispos católicos dos 16 países da África Ocidental, realizam sua segunda Assembleia Plenária, em Acra, Gana. Eles constituem a Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO) e estão sendo acolhidos pela Conferência dos Bispos Católicos do Gana. Participam do encontro cardeais, arcebispos, bispos e outros responsáveis da igreja.

A primeira Assembleia Plenária teve lugar em Yamoussoukro (Costa do Marfim), em janeiro de 2012.

O tema da atual Assembleia é: “A Nova Evangelização e os desafios específicos para a Igreja, Família de Deus na África Ocidental: Reconciliação, Desenvolvimento e Vida familiar”.

Outros temas preencherão as pautas dos trabalhos, além do enfoque principal. Entre eles estará, certamente, a abordagem de questões relativas à instituição da família.

Num mundo em que alguns países, fazem leis que destroem a imagem e os princípios da família, os bispos da África Ocidental querem destacar o fato de que atacar o núcleo da sociedade que é a família, desorganizá-la ou negar o que ela é, leva inevitavelmente à destruição do tecido social e põe em perigo os seus fundamentos.

Durante a realização desta Assembleia, está em pauta a contemplação de mensagens do representante do Papa Francisco e representantes de Organizações católicas vindas dos
EUA, Alemanha e Reino Unido.

O discurso inaugural na abertura da Assembleia coube ao Presidente da República do Gana, John Dramani Mahama.

Os atuais membros do Conselho da Presidência da RECOWA-CERAO são: Sua Eminência o Cardeal Théodore Adrien SARR, do Senegal, Presidente; Dom Ignatius A. Kaigama, da Nigéria, 1º Vice-presidente; e Dom José Camnate NA BISSIGN, da Guiné-Bissau, 2° Vice-presidente. O Padre Joseph AKA, da Costa do Marfim, é o secretário-geral ad ínterim da Conferência. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas