Gaudium news > Conselho Mundial das Igrejas elege seu novo secretário-geral

Conselho Mundial das Igrejas elege seu novo secretário-geral

Genebra (Sexta, 28-08-2009, Gaudium Press) O Conselho Mundial das Igrejas (CMI), órgão global e ecumênico que representa 349 denominações religiosas do mudo todo e está presente em 110 países, elegeu ontem seu novo secretário-geral, informou a Rádio Vaticana. Trata-se do teólogo e pastor norueguês Olav Fykse Tveit, de 48 anos, que exercerá o cargo por um mandato inicial de cinco anos.

Olav Fykse Tveit é o sétimo secretário-geral da organização e sucederá ao reverendo queniano Samuel Kobia, queniano, no cargo desde 2004. Kobia não quis disputar um segundo mandato.

“Sinto que esta tarefa é um chamado de Deus, e que temos muito a realizar juntos”, declarou o recém-eleito Tveit. Ele é o mais jovem na função desde Willem A. Visser‘t Hooft, fundador do conselho que definiu a assembleia constitutiva, há 60 anos.

Desde 2002, o reverendo norueguês ocupa o cargo de secretário geral de Ecumenismo e Relações Internacionais do Conselho de Igrejas da Noruega; é membro da Comissão de Fé e Constituição do CMI e da mesa de diretores do comitê do Conselho Cristão da Noruega. Atualmente, é pastor; foi pároco em Haram, Diocese de Møre, e capelão militar durante seu ano obrigatório de serviço nacional, de 1987 a 1988.

Embora a Igreja Católica não faça parte como integrante plena do CMI, que representa 560 milhões de cristãos das Igrejas Ortodoxa, Anglicana, Batista, Luterana, Metodista e Reformada, assim como muitas Igrejas unidas e independentes, ela participa ativamente em algumas de suas instituições e comissões, como a própria Comissão de Fé e Constituição da qual o novo secretário-geral Tveit é egresso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas