Gaudium news > Bogotá acolherá encontro de leigos associados a comunidades missionárias

Bogotá acolherá encontro de leigos associados a comunidades missionárias

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 26-02-2016, Gaudium Press) Organizado pelo Departamento de Animação Missionária da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), no dias 27 e 28 de fevereiro se realizará em Bogotá o Encontro Nacional de leigos associados a comunidades missionárias.

Bogotá acolherá encontro de leigos associados a comunidades missionárias.jpg

Com o lema “Discípulos Missionários em saída missionária. Testemunhas da Misericórdia”, o evento busca animar e acompanhar aos movimentos laicais com vocação missionária e assim “favorecer a integração de comunidades religiosas que associam seculares à sua comunidade e poder-lhes oferecer um plano nacional que unifique critérios de missão”, assinalam a partir do Departamento de Animação Missionária da CEC.

Como objetivos específicos, o encontro também pretende congregar em um só lugar aos movimentos laicais de diferentes comunidades para compartilhar os carismas e a missão dentro da Igreja. Igualmente, se procura dar a conhecer os diversos planos de formação missionária e viver juntos o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Precisamente, sobre a vivência do Ano Santo, o Departamento de Animação Missionária, assinala na convocatória do encontro: “Neste Ano Jubilar se nos convida a ter um coração ocupado pela misericórdia porque consideramos que a desgraça do outro a devo viver como própria e a dor do outro me deve doer como próprio (…) A misericórdia é uma sensibilidade do coração, um amor diante dos defeitos dos demais, uma paciência que espera o melhor dos outros. Portanto não é misericordioso o que murmura, julga e condena ainda que seja somente interiormente (…) Descubramos a misericórdia que Deus tem conosco e a partir daí sejamos misericordiosos com os demais!”.

O encontro será inaugurado às 09h do próximo sábado 27 com o sinal do Ano da Misericórdia. Após a apresentação das delegações laicais, seguirá a primeira palestra, na qual se falará sobre o “Plano de Formação Missionária para os Leigos Associados a comunidades Missionárias”. Posteriormente, após um refrigério, se dará a conhecer o “Plano Nacional de Formação Missionária”. A primeira jornada concluirá com a celebração penitencial.

A jornada do domingo, 27, estará marcada pela palestra do Padre José Ignacio Capador Tinjaca, Diretor do Departamento de Pastoral Missionária, que falará sobre o XII Congresso Nacional Missionário, que se realizará na cidade de Bucaramanga de 26 à 29 de maio, e levará por tema “Somos Igreja colombiana, em saída missionária”.

Em seguida se fará referência aos “Missionários da Misericórdia”, e o compromisso dos leigos missionários na Colômbia; e se encerrará com a Eucaristia de Envio Missionário que ocorrerá às 11h30.

O encontro vai em continuidade com o convite que fez o Papa Francisco na Bula convocatória do Ano da Misericórdia onde assinala que “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração palpitante do Evangelho, que por seu meio deve alcançar a mente e o coração de toda pessoa”.

Mais adiante, também diz que em nosso tempo, quando a Igreja está comprometida com a nova evangelização, “o tema da misericórdia exige ser proposto mais uma vez com novo entusiasmo e com uma renovada ação pastoral”.

“É determinante para a Igreja e para a credibilidade de seu anúncio que ela viva e testemunhe em primeira pessoa a misericórdia. Sua linguagem e seus gestos devem transmitir misericórdia para penetrar no coração das pessoas e motivá-las a reencontrar o caminho de volta ao Pai”, acrescenta o Papa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas