Gaudium news > Possível Milagre pode levar Beato Cardeal Newman à canonização

Possível Milagre pode levar Beato Cardeal Newman à canonização

Redação (Segunda-feira, 29/02/2016, Gaudium Press – Mesmo tendo falecido há quase 130 anos, o Beato Cardeal John Henry Newman continua tendo seguidores, devotos e admiradores.

Por isso mesmo, não há nada de estranho que seu processo de canonização tenha continuidade, seja estimulado e avance.Beato Cardeal Newman.jpg

Recentemente, a Arquidiocese de Chicago enviou ao Vaticano a documentação referente a um possível milagre atribuído à intercessão Beato Cardeal Newman.

A documentação trata da cura repentina de uma mulher que corria perigo de morte durante o período de sua gravidez. Ela recorreu ao Beato e foi curada, sem explicação para a medicina.

A partir de agora, deverão ser analisados todos os dados enviados a Roma, o que, com certeza, demandará certo tempo.

Mas, o fato é considerado auspicioso e visto como uma esperançosa notícia para os admiradores e devotos do Cardeal.

Padre Thomas Norris, do Pontifico Colégio Irlandês de Roma, estudioso e devoto, pesquisa tudo sobre o Cardeal. Ele afirma: “Continuo estudando e consultando seus escritos. E sempre sinto algo como se estivesse ouvindo pela primeira vez uma sinfonia. Suas ideias são muito atrativas, contemporâneas, claríssimas, comovedoras”.

O Padre Norris entusiasmou-se com os escritos do Cardeal quando ainda era adolescente. Ele escreveu sua tese de mestrado sobre as obras do Beato Newman e já há alguns anos que ele promove cursos e dá aulas sobre as ideias deste pensador católico do século XIX.

Ele afirma que as ideias do Cardeal são profundamente relevantes para o mundo atual. Desde quando defende que todos os cristãos são chamados a ser santos, até a relação entre Fé e cultura; passando pela necessidade do diálogo; o debate entre ciência e Fé ou o papel da consciência.

De fato, muitos destes temas foram no Concilio Vaticano II e Padre Morris afirma que o pensamento dele “É um bom guia para a aplicação do Concilio Vaticano II, que agora completa 50 anos. Newman mostra como fazê-lo, já que em seu tempo ele mesmo o fez com gestos pequenos, mas muito significativos”.

John Henry Cardeal Newman

John Henry Cardeal Newman foi um sacerdote anglicano inglês que se converteu ao catolicismo e que, mais tarde, foi feito Cardeal pelo Papa Leão XIII, em 1879. Ele nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801 e faleceu em Edgabaston no dia11 de agosto de 1890.
Ele foi beatificado em 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI.

Newman estudou no Trinity College, de 1816 e no Oriel College, em 1822. Ele fo ordenado sacerdote pela Igreja Anglicana.

Ele foi um dos líderes do Movimento de Oxford, grupo de católicos ingleses do século XIX, considerado ultramontano e que influenciou muito os ambientes católicos ingleses.

Depois de sua conversão ao catolicismo em 1845, ele foi ordenado sacerdote da Igreja Católica, em Roma, em 1847.

Foi ele quem fundou e dirigiu o Oratório de São Filipe Neri, em Birmingham, e foi também reitor da Universidade Católica da Irlanda.

O Cardeal John Henry Newman foi beatificado por Bento XVI em 2010, durante sua visita pastoral à Inglaterra. Se ele for canonizado agora, será o primeiro santo inglês a ser elevado à Gloria dos Altares, desde 1970.

Como estudioso e profundo conhecedor da vida do Cardeal, o padre Thomas Norris, afirma que o universo dos temas tratados pelo Beato é muito vasto. Ele escreveu tanto e sobre tantos temas, com profundidade e acerto que, no futuro, bem poderia ser declarado Doutor da Igreja. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas